Imprimir
 

Reconhecimento integra as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho

O trabalho de 23 mulheres negras na construção da equidade, igualdade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre foi reconhecido na tarde desta quinta-feira, 16. Elas foram homenageadas em cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, onde também ocorreu o lançamento da exposição itinerária Mulheres Negras que fazem a Diferença no SUS. As imagens, capturadas pela fotógrafa Cristine Rochol, estão expostas na Fonte Talavera, em frente ao prédio da prefeitura. A partir de 27 de julho, as obras serão exibidas nas plenárias temáticas do Orçamento Participativo (OP).

"A luta de vocês enaltece e qualifica o SUS", afirmou o vice-prefeito. "Precisamos cuidar de todos com respeito e dignidade, sobretudo dos que mais precisam.” Ele destacou ser missão dos gestores públicos, por meio de uma governança com a sociedade, desenvolver um olhar sobre a diversidade social e o direito às diferenças.

O reconhecimento integra as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra, Elaine Oliveira Soares, explicou o motivo do reconhecimento: “Elas fortalecem a importância do papel das mulheres negras para a cidade, especialmente na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).” O objetivo é erradicar qualquer forma de preconceito e racismo no SUS, esclareceu.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Fátima Ali, disse que a política de saúde voltada à população negra foi instituída no SUS da Capital em 2011 e já se tornou referência nacional. “Precisamos conhecer as necessidades e vulnerabilidades daqueles que são atendidos pelo SUS para melhorar a eficácia do cuidado com as pessoas.”

“Somos negras com muito orgulho e trabalhamos de forma honesta para conquistar nossos sonhos”, falou uma das representantes das homenageadas, a auxiliar de enfermagem Maria Amélia de Cabral Domingos.


Autor: Adriano Santana
Fonte: PMPA

Imprimir