Imprimir
 

Manter as refeições normalmente e estimular atividades ao ar livre é a recomendação médica

Nas férias, nem sempre as crianças seguem manter uma rotina saudável durante o mês de julho, principalmente com relação à alimentação. Segundo Mauro Scharf, endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica, é importante conservar os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Segundo o endocrinologista, o importante é que as crianças não substituam as refeições, mesmo quando estiverem fora de casa.

— Alguns alimentos, como os doces, podem ser liberados ocasionalmente após as refeições maiores como o almoço ou jantar. Porém, devem ser observados a idade da criança e o tipo de guloseima.

De acordo com o médico, a dieta alimentar das crianças deve ser leve, mesmo no frio. Scharf recomenda que frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados sejam mantidos no cardápio.

— Como o organismo precisa se sentir mais quente, uma alternativa são as frutas assadas, como a banana, o abacaxi e o creme de maçã, que podem ficar ainda mais gostosos com canela. Para estimular o consumo de verduras e legumes, uma boa opção são as sopas.

Neste período, o especialista reforça que aumentam os casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias.

— Por isso, o ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, que aumentam a resistência imunológica. A dica é aproveitar as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C, como morangos, tangerina e laranja.

É importante ressaltar que os pais não podem se esquecer da hidratação, com sucos naturais com frutas ou água de coco. Segundo o médico, energéticos e refrigerantes devem ser evitados porque o refrigerante não mantém boa hidratação e não contém vitaminas como o suco.

Para o especialista, as mães devem ficar atentas para que as crianças não passem tempo demais dentro de casa, sem praticar atividades físicas.


Autor: Redação
Fonte: R7

Imprimir