Imprimir
 

Um em cada cinco idosos com mais de 65 anos consome álcool de forma nociva, o que pode levar ao aumento do risco de confusão mental e quedas

Cerca de 20% dos homens e mulheres com mais de 65 anos estão exagerando no consumo de álcool. É o que diz um relatório publicado recentemente no periódico científico BMJ Open.

O cenário entre os jovens é semelhante. Mas o estudo conduzido com mais de 9.000 pessoas na Inglaterra concluiu que o consumo nocivo de álcool em adultos com mais de 65 anos é um problema de saúde e social que precisa de orientações específicas. As políticas de controle à ingestão de bebidas alcoólicas costumam ser muito mais direcionadas aos consumidores de pouca idade. "Todos nós olhamos para isso [alcoolismo] em pacientes mais jovens, mas não tanto entre os idosos. Isso precisa mudar", disse Mark Ashworth, médico e um dos autores do estudo.

Os pesquisadores também analisaram os fatores que pudessem afetar a ingestão de álcool, como renda, escolaridade, e o hábito de fumar. Os dados mostraram que um bom nível de escolaridade, ser socialmente ativo e o tabagismo levam a um risco mais elevado para ambos os sexos.


Autor: Redação
Fonte: Veja

Imprimir