Imprimir
 

Crianças menores de cinco anos devem ser levadas a postos de saúde

A campanha de vacinação contra poliomielite está prorrogada na Capital e no Estado do Rio Grande do Sul até sexta-feira, 4 de setembro. A decisão foi anunciada na tarde de segunda-feira, 31, dia previsto para o término da imunização em todo o país. O índice alcançado de vacinação contra pólio em Porto Alegre é de 70,2%, o que corresponde a 51,960 crianças entre seis meses e menos de cinco anos imunizadas até o meio-dia desta segunda-feira. No Estado, o índice ficou em 79,46%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era de vacinar 95% das crianças nesta faixa etária contra a poliomielite.

Poliomielite - Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. O objetivo da Campanha contra a Paralisia Infantil é manter a elevada cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem no Brasil, garantindo a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença. A utilização da vacina oral favorece a proteção coletiva, com a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, evitando a formação de bolsões de não vacinados.

Multivacinação - As vacinas disponibilizadas pela SMS são BCG, Gripe, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP (tríplice bacteriana – difteria, tétano e coqueluche), Hepatite A, VIP (Vacina Inativada de Pólio) e VOP (Vacina Oral de Pólio).

Campanha contra a Paralisia Infantil e Multivacinação 2015

Unidades de saúde: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Unidades com saúde da família: das 8h às 12h e das 13h às 17h
A caderneta de vacinação da criança deve ser levada ao local da vacinação. A campanha se encerra na sexta-feira, 4 de setembro.


Autor: Patrícia Coelho
Fonte: SMS

Imprimir