Imprimir
 

Tecnologia possibilitou a discussão de casos médicos através de videoconferências

A experiência do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) no uso da telemedicina para o atendimento às vítimas do incêndio da Boate Kiss, em 2013, será apresentada pelo coordenador do Programa Telemedicina do SSMD, Dr. Luciano Eifler, em um dos painéis do 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e do 20º Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaúde. A tecnologia possibilitou a discussão de casos médicos através de videoconferências, conectando o Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre com centros médicos de diferentes locais do mundo, como San Diego (EUA), Miami (EUA) e Toronto (Canadá).

“Essa conectividade nos permitiu na época uma valiosa troca de experiências e a construção de um protocolo de atendimento às vítimas do incêndio”, destaca o Dr. Eifler. Organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a programação ocorrerá entre os dias 28 e 30 de outubro na capital fluminense. Especialistas da saúde nacional e internacional irão debater os recentes avanços em telemedicina e telessaúde, tanto para atendimento ao paciente quanto para formação profissional. Entre os diversos trabalhos inscritos para apresentação, o Sistema de Saúde Mãe de Deus foi um dos escolhidos pela comissão organizadora dos eventos.

Os eventos no Rio de Janeiro propõem a análise do progresso tecnológico no segmento da telemedicina e telessaúde, destacando resultados já obtidos e a melhoria na assistência à saúde e na capacitação de profissionais. Conforme Dr. Luciano Eifler, a participação entre os painelistas é o reconhecimento do compromisso do Sistema de Saúde Mãe de Deus com a tecnologia, inovação e a formação. “Através de ferramentas como a telemedicina buscamos a modernização constante de nossos serviços. Poder mostrar resultados dessa nossa preocupação é uma grande oportunidade que nos confirma como formadores de opinião quando o assunto é inovação”.

Fórum Brasil Coreia


A experiência do Sistema de Saúde Mãe de Deus a partir da telemedicina também foi destaque no Fórum Brasil Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação. Realizado pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos) entre os dias 12 e 14 de agosto, o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas para o debate científico e político das áreas de tecnologia, informação e comunicação. O foco principal desta edição foi a apresentação de soluções tecnológicas para saúde.

Dr. Luciano Eifler representou o SSMD neste evento, que ocorreu no campus da universidade em São Leopoldo/RS. Além da telemedicina, ele também destacou o uso do Google Glass em Cirurgias. Os óculos inteligentes (Smart Glasses) são dispositivos que permitem a transmissão de cirurgias ao vivo, na visão do cirurgião, diretamente para o auditório. Foram realizados testes com transmissão de procedimentos realizados no bloco cirúrgico do Mãe de Deus Center nos meses de junho e julho de 2015. Segundo Eifler, o recurso tem grande potencial para ensino e treinamento de estudantes e residentes de cirurgia.

O Fórum Brasil Coreia ainda contou com as presenças do diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica da Alemanha (ZiMT), Professor Tobias Zobel, e da presidente e fundadora da Feira Hospitalar, Dra. Waleska Santos. Entre os destaques do evento, ainda foram apresentadas tecnologias como a Internet das Coisas (IOT), que é a conectividade de aparelhos com a web. O recurso pode conectar, por exemplo, aparelhos de telemetria, possibilitando o monitoramento à distância dos sinais vitais do paciente.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir