Imprimir
 

Uma casa cheia de histórias para contar, assim como os 25 anos da UNICRED

No ano de comemoração de seus 25 anos, Unicred Porto Alegre – principal cooperativa do Sistema Unicred RS – inaugura, na próxima quinta-feira (8/10), às 20h, sua nova sede administrativa, em um dos endereços mais conhecidos da cidade, a Av. Venâncio Aires, esquina com a Rua Santa Terezinha, no bairro Santana, nº 988. É onde fica a Casa Amarela, uma construção pertencente ao patrimônio histórico da cidade, datada de 1932.

O prédio, que foi restaurado de forma a manter todas as suas características originais de época, externa e internamente, vai abrigar a administração da Unicred Porto Alegre, tendo, inclusive, espaços reservados para convivência e promoção cultural destinados aos seus associados.

Segundo os historiadores, a casa foi construída para ser uma escola pública, na qual o porão era usado como moradia para os professores. Alguns anos depois, a casa deu lugar a um dos fatos mais marcantes de sua história. Ali foi realizada a primeira sessão de psicanálise do sul do País, em 24 de fevereiro de 1947, realizada pelo doutor Mário Martins, que vindo de Buenos Aires, tinha o projeto de formar um núcleo analítico de psiquiatria em Porto Alegre.

Hoje, Casa Amarela volta a ter médicos em suas dependências, mas com foco em outra área: a financeira. Ela vai abrigar a Unicred Porto Alegre, uma importante instituição financeira cooperativa da área da saúde que tem o propósito de desenvolver e fomentar a atividade profissional e o crescimento pessoal dos seus cooperados, estando entre as 25 maiores cooperativas de crédito do País.


Autor: Leonardo Tortorelli
Fonte: Martha Becker

Imprimir