Imprimir
 

Evento é o principal da área, reunindo profissionais de diversos países para debates e atualização científica

A neurologista e Coordenadora do Centro de Esclerose Múltipla do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Maria Cecilia Aragon de Vecino, e o neurologista Marco Aurélio Gralha de Caneda, participam do XXII Congresso Mundial de Neurologia, que ocorre entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, em Santiago (Chile). O Congresso Mundial de Neurologia é o principal evento da área, reunindo profissionais de diversos países para debates e atualização científica.

Na ocasião, o especialista apresentará os resultados de testes aplicados em pacientes portadores de Esclerose Múltipla. Uma bateria de testes chamada BICAMS (sigla em inglês de Brief International Cognitive Assessment for Multiple Sclerosis) avalia uma nova sequência de testes de função cognitiva em pacientes com esclerose múltipla, mais curta, rápida, com alto impacto de resposta.

“Para os especialistas em Neurologia, isso permite fazer uma testagem eficiente sem necessidade de treinamentos prévios a cada 20 minutos, podendo ser realizado em consulta regular. Além disso, estamos associando o desempenho no teste a escala de incapacitação, o que complementa as informações sobre o status do paciente”, destaca Maria Vecino.

Segundo o neurologista, “esta bateria de exames neuropsicológicos é rápida e objetiva, porém muito abrangente. Permitirá o acompanhamento do aspecto cognitivo dos portadores de esclerose múltipla por seu próprio neurologista assistente. Mais do que isso, também possibilitará a identificação de um possível declínio, permitindo intervenção terapêutica de forma precoce, o que acreditamos estará disponível num futuro bastante próximo”, conclui Caneda.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir