Imprimir
 

Hospital Moinhos de Vento em parceria com a SMS promove atividade em alusão ao dia mundial de combate à doença

As pessoas que passarem pelo centro da Capital na quinta-feira (29) terão a oportunidade de conhecer os sintomas e as formas de prevenir uma das doenças que mais mata no Brasil. Por ano, cerca de 400 mil pessoas são atingidas o que provoca, em média, 100 mil mortes no Brasil. O lançamento da campanha intitulada “Faça um Gol no AVC” será realizada das 10h às 15h, no Largo Glênio Peres.

Na ocasião, os participantes poderão chutar uma bola em direção ao gol em alusão ao tema da campanha. O time do Internacional será representado pelos ex-jogadores Fabiano, Caçapava e Pinga, e o Grêmio pelas musas do clube e do mosqueteiro símbolo do time durante a solenidade de abertura, que acontece às 14h e contará com a presença de autoridades locais.

A atividade durante o dia será composta por avaliação de risco online através de orientação quanto aos sinais de alerta do AVC, prevenção, cuidados, dicas de alimentação, distribuição de panfletos, etc. Vídeos, palestras, aferição de pressão arterial, peso e altura também serão realizadas.

O Acidente Vascular Cerebral representa uma das principais causas de mortes no mundo. Segundo estatísticas, uma pessoa morre a cada cinco segundos em razão da doença. Em âmbito mundial, a enfermidade atinge 17 milhões de pessoas a cada ano. Destes, sete milhões morrem. Por esses relevantes motivos, a importância de conscientizar e lembrar a população sobre o combate do AVC.

Segundo a Chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Sheila Martins, o atendimento imediato e eficaz é a principal forma de se evitar, ou pelo menos amenizar, as indesejadas sequelas. “Paralisia ou dormência em um lado do corpo e dificuldades súbitas para falar, enxergar e equilibrar-se são os primeiros sinais de que algo não vai bem - e de que medidas devem ser tomadas,” destaca a coordenadora Nacional da Campanha de AVC.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir