Imprimir
 

Encontro teve como objetivo criar uma visão comum das prioridades da região em matéria de acidente vascular cerebral

A Chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Sheila Martins, participou na última semana do Encontro Latino Americano de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Idealizadora do evento organizado pela American Stroke Association e World Stroke Organization, a neurologista realizou a palestra de abertura.

O encontro teve como objetivo criar uma visão comum das prioridades da região em matéria de acidente vascular cerebral e estabelecer compromissos viáveis que suportam o plano de ação para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis pela Organização Mundial da Saúde para reduzir a mortalidade em 25% até 2025.

Na ocasião, foi realizada a assinatura da "Carta de Santiago", documento que define as prioridades para o desenvolvimento de programas de AVC na América Latina, além da fundação oficial da Rede Latino América e Caribenha de AVC. A atividade contou com a participação de neurologistas vasculares líderes na região, representantes dos Ministérios da Saúde e da Organização Pan Americana da Saúde.

A médica destaca que a iniciativa tem como objetivo levar o modelo de combate à doença adotado no Brasil na tentativa de auxiliar outros países na organização de planos nacionais. "A partir de agora, a rede dará suporte técnico aos governos destes países para auxiliar no desenvolvimento de programas nacionais. Estamos muito orgulhosos do sucesso do evento", destaca.


Autor: Shirlei Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir