Imprimir
 

Evento acontece nessa sexta-feira (20)

Acontece nessa sexta-feira, 20, mais uma edição do Café com Política da Unimed/RS na sede da cooperativa em Porto Alegre. Encerrando sua programação de 2015, o evento traz a procuradora da República Jerusa Burmann Viecili para falar sobre “A mobilização da sociedade por uma nação melhor”. As discussões acerca do tema terão mediação do jornalista Fábio Bernardes Marçal. Um dos tópicos abordados será a campanha “10 medidas contra a corrupção” do Ministério Público Federal, que no RS é coordenada por Viecili. A Federação Unimed/RS, por meio do seu Instituto, aderiu à ideia e está se mobilizando para arrecadar assinaturas. 
 
Com mais de uma década de história, o Café com Política é uma realização do Instituto Unimed/RS e, tradicionalmente, conta com a presença de lideranças de todo o Estado. Sua proposta é sempre convidar personalidades que possam trazer à luz temas como política, economia e filosofia, a fim de estimular o debate e a troca de ideias. 
 
10 medidas contra a corrupção
 
Uma iniciativa do Ministério Público Federal, a campanha “10 medidas contra a corrupção” tem o objetivo de colher um milhão e meio de assinaturas a fim de estimular a aprovação de 20 anteprojetos de lei que buscam, entre outras coisas: devolução do dinheiro desviado, penas mais severas e um sistema de justiça mais eficiente contra a corrupção. A ficha de assinaturas para impressão, bem como a relação dos pontos de coleta em todo o país, podem ser encontradas no site www.dezmedidas.mpf.mp.br.  
 
Jerusa Burmann Viecili 
 
Coordenadora Estadual da Campanha "10 Medidas contra a Corrupção" do Ministério Público Federal. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos pela Universidade da Amazônia e especialista em Processo Civil pela PUC-SP. Atuante no Núcleo do Controle da Administração da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PRRS), é membro do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial e coordenadora do Núcleo de Tutela Coletiva da mesma instituição. 
 
Fábio Bernardes Marçal 
 
Jornalista desde 1980, começou sua carreira na TVE de Porto Alegre, chegando à direção de programação. Trabalhou durante seis anos na RBS em Brasília como repórter e produtor do programa "Atualidade", por mais de 20 anos no jornal Correio do Povo e, desde 1992, é correspondente da Rádio Guaíba na Capital Federal. Fez mais de 150 coberturas internacionais, em 106 países, acompanhando presidentes da República e feiras internacionais. Realizou a cobertura da posse de Tancredo Neves e o impeachment de Fernando Collor.

Autor: Silvio Peter
Fonte: Instituto Unimed RS

Imprimir