Imprimir
 

Dados apontam a crescente da rede de solidariedade promovida pelo Programa Mesa Brasil Sesc no Estado

Mais de 70 mil gaúchos foram beneficiados pelas ações do Mesa Brasil Sesc, entre os meses de janeiro a outubro deste ano. O Programa arrecadou, neste período, 2,2 mil toneladas de alimentos, que complementaram 34 milhões de refeições. Os dados foram apresentados, na noite da última 2ª feira (30/11), durante o Encontro da Rede de Solidariedade Mesa Brasil Sesc, realizado no Teatro Sesc Centro, na Capital.

Empresas doadoras, entidades sociais beneficiadas, voluntários e parceiros compõem a rede de solidariedade, que tem a finalidade de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Com foco no caráter educacional, o Mesa Brasil desenvolve oficinas e palestras sobre aproveitamento integral dos alimentos. “Essa Rede obtém resultados como os apresentados aqui, nesta noite, devido ao engajamento de todos: entidades sociais, doadores, voluntários e parceiros”, enfatizou a gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini, durante o evento.

Desde sua criação, em 2003, o Programa Mesa Brasil Sesc vem registrando resultados positivos na melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional. "Não é mais Mesa Brasil, é Mesa dos Anjos!", comentou a Irmã Conceição, do Instituto de Educação Infantil Casa de Nazaré Centro de Apoio ao Menor, relatando que o apoio do Programa é fundamental para a complementação de 46 mil refeições /mês.

Encontros como o realizado em Porto Alegre, estão ocorrendo em outras cidades gaúchas que contam com o Programa. O Mesa Brasil Sesc de Rio Grande e dos Vales do Taquari e Rio Pardo apresentaram seus respectivos balanços, em novembro, e as próximas cidades a realizaram o evento, são: Erechim (1º/12) e Ijuí (02/12).

Sobre o Mesa Brasil - O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.


Autor: Pumaira Coronel
Fonte: Usina de Notícias

Imprimir