Imprimir
 

Capital tem em investigação laboratorial sete casos de infecção por zika vírus

Trechos da rua Demétrio Ribeiro, da avenida Borges de Medeiros e da rua Coronel Fernando Machado receberão aplicação de inseticida nesta segunda-feira, 14, a partir das 9h. A ação da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde acontece por causa da suspeita de caso de zika vírus na região. O bloqueio de transmissão viral será realizado em um raio de 50 metros a partir de onde o paciente está hospedado. Trata-se de caso importado. No local já foi realizada ação de controle vetorial, com busca e eliminação de criadouros e orientação aos moradores, por agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O perímetro da ação será o seguinte: av. Borges de Medeiros, lado ímpar, entre ruas Demétrio Ribeiro e Cel. Fernando Machado; rua Cel. Fernando Machado, lado ímpar, entre a av. Borges de Medeiros e rua Espírito Santo; rua Demétrio Ribeiro entre a av. Borges de Medeiros e rua Espírito Santo.

Porto Alegre tem em investigação laboratorial sete casos de infecção por zika vírus, sendo seis notificados em dezembro e um em outubro passado. No bairro Menino Deus, agentes da SMS realizarão visitas domiciliares para busca criteriosa de criadouros de mosquitos e orientação à população sobre a eliminação nas proximidades da Rua Costa, a partir de segunda-feira. A situação de cada caso está sendo analisada para a definição das ações de controle vetorial.

Outros cinco casos investigados, notificados em junho, julho e agosto, foram descartados. Os resultados negativos dos exames chegaram à CGVS no final desta semana. Por indicação do Ministério da Saúde, a partir deste mês, as coletas da Capital e do RS para exames laboratoriais para zika vírus passarão a ser enviados para o laboratório da Fiocruz em Curitiba, Paraná, o que deve diminuir o prazo de investigação. Até agora, as amostras eram enviadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas, do Pará.


Autor: Patrícia Coelho
Fonte: PMPA

Imprimir