Imprimir
 

Atendimento acontecerá no Hospital Universitário, com um número entre 15 e 20 profissionais

Até o final de fevereiro, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) irá contar com um Ambulatório de Tabagismo. Até 40 pessoas poderão receber atendimentos em dois grupos que vão se reunir dentro do próprio hospital.

De acordo com a pneumologista e uma das coordenadoras do projeto, Kelly Mann, a iniciativa surgiu do setor de pneumologia do hospital. No ambulatório, serão atendidos pacientes com doenças decorrentes do tabaco. Cerca de 20% dos pacientes que procuram a pneumologia têm câncer, e cerca de 60% sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Nos casos mais graves, o Husm espera poder oferecer medicamentos – o que depende de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, que está nos "ajustes finais", de acordo com Kelly.

Os pacientes ingressam por meio de consulta médica, e só depois são encaminhados ao grupo. Serão dois grupos com no máximo 20 pessoas, que vão se reunir, inicialmente, uma vez por semana, e, depois, uma vez por mês. O ambulatório vai contar com um número entre 15 e 20 profissionais: são médicos e residentes da área de pneumologia, além de funcionários da residência multiprofissional: fisioterapia, enfermagem, psicologia, odontologia e educação física.

É aguardada a contratação de outro médico para que o grupo de profissionais seja definido. O ambulatório vai funcionar em uma das salas do Hospital Universitário, e não há necessidade de equipamentos, apenas de profissionais - por isso o curto prazo para que o atendimento comece a ser realizado. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora

Imprimir