Imprimir
 

Médica explica os sintomas da doença, como ela é transmitida, os riscos, o tratamento e as formas de prevenção, como a vacina

Um surto de caxumba no Complexo Penitenciário da Papuda preocupa autoridades e provocou a suspensão das visitas em parte da penitenciária esta semana.

Em entrevista ao Revista Brasil, a médica infectologista Eliana Bicudo explica os sintomas da doença, como ela é transmitida, os riscos, o tratamento e as formas de prevenção, como a vacina.

“A caxumba é uma doença que a gente costuma ver em áreas isoladas, que é aquela papeira, aquele aumento que dá no pescoço, aumento na verdade das glândulas parótidas, que fica de cada lado abaixo das orelhas. É causada por um vírus e passa de uma pessoa para outra através da saliva. É uma doença de fácil disseminação, mas temos prevenção”, afirma.

A médica esclarece que a caxumba tem transmissão similar da gripe, através da saliva, por meio de tosse, compartilhamento de copos, por exemplo.

A doença pode ser prevenida pela vacina tríplice viral, desde 2002. Ela é aplicada em todos os postos de saúde, nas crianças a partir de um ano de vida, e depois em qualquer idade, mas Eliana Bicudo alerta que a vacina é dada em duas doses.


Autor: Redação
Fonte: EBC

Imprimir