Imprimir
 

Biblioteca virtual desenvolvida pelo Programa Sesc Maturidade Ativa é especializada em gerontologia

O Programa Sesc Maturidade Ativa promove uma plataforma digital com temas voltados ao envelhecimento humano. O Centro de Referência do Envelhecimento (CRE) é uma biblioteca virtual especializada em gerontologia, com o objetivo de reunir, em um mesmo local, diversos assuntos que contribuam com trabalhos acadêmicos de estudantes e pesquisadores. Acesse o conteúdo completo pelo www.sesc-rs.com.br/cre.

Além de oportunizar a troca de experiências e conhecimentos na área, o espaço também oferece boletins que são publicados mensalmente com diferentes abordagens sobre um mesmo assunto. O boletim mais recente trata do tema “Idosos que moram sozinhos”. As estatísticas vêm sinalizando aumento crescente de lares unipessoais em vários países, em todas as faixas etárias, tendência também encontrada no Brasil.

Tornou-se importante analisar essa realidade, investigando questões como às relações familiares, condições de saúde, autonomia, autoestima, entre outras. Diante dos novos arranjos familiares e suas demandas em face do envelhecimento populacional, esse boletim reúne publicações que contribuem para as discussões acerca da realidade de idosos que vivem sozinhos.

O Programa Sesc Maturidade Ativa, capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idades a partir de 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender, desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários.

Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br.

Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.


Autor: Pumaira Coronel
Fonte: SESC

Imprimir