A Liquigás e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul firmaram parceria, na última terça (29), para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.
Essa parceria rege que a Liquigás se responsabilizará pela entrega de material impresso instrucional e orientações aos moradores, através dos profissionais das suas revendedoras, para a prevenção do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, esses profissionais (entregadores do GLP) verificarão possíveis locais de foco do mosquito diretamente nas residências durante suas visitas.
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretária de Saúde, realizou palestra na última terça-feira (29/03) para profissionais das revendas da Liquigás, repassando informações a respeito do ciclo de vida do mosquito e de procedimentos para efetuar o seu combate.
O palestrante foi o Secretário de Estado da Saúde Dr. João Gabbardo dos Reis.
 |
Evento de firmamento de parceria entre a Liquigás e o Governo do Estado do RS |
Segundo o engenheiro Cláudio Rossiter, executivo da Liquigás na Região Sul, existem 380 revendedoras no Rio Grande do Sul, além de 1.500 quarterizadas, as quais possuem a possibilidade de contato direto com as diversas comunidades do Estado. “Os profissionais das revendedoras, não apenas deverão fornecer informações, mas na medida do possível, realizarão uma rápida inspeção para detectar potenciais focos do mosquito para que, efetivamente, se possa erradicar esse vetor de doenças”.
O secretário de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. João Gabbardo dos Reis, informou a existência de 11 casos confirmados de Zika Vírus no Estado, sendo oito importados, de pessoas que viajaram para outros estados; e três com contágio local, ou seja, adquiriram a doença na região de moradia; desses três casos, dois eram de gestantes. “Oitenta por cento das pessoas que contraíram o Zika Vírus se quer sabem que estão com a doença por não apresentarem sintomas. Isso dificulta a nossa ação, pois não conseguimos identificar todos os casos da doença.”
A única maneira de combater a Dengue, Zika e Chikungunya é a erradicação do mosquito Aedes Aegypti, de acordo com Gabbardo, que complementou: “Temos que cumprimentar a direção da Liquigás por essa iniciativa porque estamos em uma guerra na qual precisamos do apoio de todos”.
Saiba como combater o mosquito Aedes Aegypti
 |
Folder distribuído nas residências pelas revendas da Liquigás |
Alerta: os ovos do mosquito Aedes Aegypti podem resistir até um ano em local seco, tal como a borda de vasos, e desenvolvem-se em cerca de uma hora após receberem água limpa. Além de evitar locais com o acúmulo de água, é importante realizar limpezas constantes. Piscinas devem receber cloro com frequência.
Conheça mais sobre a parceria
A reportagem completa sobre a parceria entre a Liquigás e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul poderá ser assistida no programa de TV Jornal do Consumidor da próxima segunda (04.04), às 22h30, na TV Urbana (TVU), canal 55 em UHF (TV aberta) ou canal 11 da Net Porto Alegre, com apresentação e entrevistas do comunicador especialista em direitos do consumidor Alexandre Appel. Também, em tempo real, no mesmo horário, no portal do Consumidor RS/BR, no Portal da TVU (www.tvurbana.tv.br) ou no Facebook da TVU (facebook.com/tvupoa), incluindo os sistemas android e ios no link www.tvuplay.tv.br.
 |
O comunicador Alexandre Appel entrevista o engenheiro Cláudio Rossiter |
Saiba mais sobre a Liquigás
A Liquigás, fundada em 1953, atende mensalmente mais de 35 milhões de consumidores residenciais, com soluções que abrangem desde variados tamanhos de embalagens, como os botijões de 5, 8 e 13 kg, para o gás de uso doméstico (Área de GLP Envasado) até o fornecimento de produtos e serviços sob medida aos mais diversos setores da indústria, comércio, agricultura, pecuária, aviários, condomínios, hotéis, entre outros (Área de GLP Granel). Mais informações, acesse http://www.liquigas.com.br.