Imprimir
 

Atividade foi promovida pela Rede Eko Grupo Saúde

Cerca de 50 empresários do setor da saúde da Capital e Região Metropolitana participaram da palestra “Oportunidades e Desafios da Saúde”, no Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O evento, que ocorreu esta quarta-feira (1º), contou com apresentação do secretário da Fazenda de Porto Alegre, Jorge Tonetto.

Na abertura do encontro, o conselheiro fiscal do SINDIHOSPA, Eduardo Sabbi, ressaltou as parcerias realizadas com o poder público, que geraram grandes conquistas. “O Health Hub é um bom exemplo da importância de um trabalho conjunto e de articulação para promover o setor de saúde”, disse. Sabbi, que também é vice-presidente da rede Eko Grupo Saúde, lembrou que a cidade é o segundo maior polo hospitalar do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.
O projeto também foi destacado pelo secretário Jorge Tonetto, que expôs a visão da gestão municipal em priorizar investimentos para a saúde. “Em 2014, cerca de 30% do orçamento do município foi aplicado nas despesas da saúde pública, somando R$ 1,43 bi. Um terço da receita é destinada para essa finalidade. Precisamos ter uma visão econômica para esse setor e ter coragem e vontade para inovar”, apontou, reforçando o papel estratégico do Health Hub.

Na sequência, Claudio Seferin, consultor da Seferin & Coelho, abordou as tendências para o mercado de saúde para pequenas empresas. “Com o aumento da expectativa de vida, a economia vai girar em torno da promoção de qualidade para a saúde”, ponderou.

O especialista, que foi eleito por três anos como um dos 100 mais influentes da saúde no Brasil, salientou que é preciso mudar o modelo. “Temos uma oferta de leitos aquém da necessidade, e o crescimento pode ser feito de forma diferente e rentável. Como? Através de parcerias público-privadas que possibilitem a descentralização de atendimentos de baixa complexidade para outras cidades da área metropolitana”, refletiu, acrescentando que a Capital possui hospitais com tecnologia de ponta para atender os casos mais complexos.

No encerramento, Alessandra Lima, sócia-fundadora da clínica Reequilíbrio, apresentou o case da empresa que venceu a fase do Estadual e foi uma das finalistas do Prêmio MPE Brasil 2015, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC). A Reequilíbrio faz parte do Eko Grupo Saúde e tem 20 anos de atuação na área de fisioterapia.

EKO Grupo Saúde

O projeto Eko Grupo Saúde promove a profissionalização da gestão das empresas prestadoras de serviços na área de saúde, de micro e pequeno porte. Com esse objetivo, implanta ferramentas de administração e indicadores de desempenho, além de desenvolver ações conjuntas e cooperadas.


Autor: Janaína Casanova
Fonte: Critério

Imprimir