Imprimir
 

Médico pede aos pais que fervam a água antes de oferecer aos pequenos

O cheiro e o gosto da água que sai das torneiras em Porto Alegre (RS) têm preocupado os moradores da cidade. Com isso, pais e mães ficam com dúvida se devem oferecer essa água aos pequenos. Para tranquilizar os adultos quanto aos cuidados com as crianças, o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Marcelo Pavese Porto, esclarece as principais dúvidas e destaca que, até agora, não existem dados que demonstrem que a água não é segura.

- Por enquanto, os dados mostram que a água é segura. É claro que não podemos fazer de conta que não está com cheiro e gosto ruim, mas para evitar qualquer desconforto, é indispensável ferver a água antes de oferecer às crianças. Isso já é uma regra, de ferver água, mas é sempre bom ressaltar a importância disso em um momento em que a água está com gosto ruim - afirma Marcelo Pavese Porto.

Muitas pessoas reclamam que ficam com ardência e vermelhidão nos olhos após tomar banho. O pediatra explica que isso ocorre, provavelmente, pelo aumento da dosagem do dióxido de cloro colocado para a desinfecção da água.

- Com o aumento da quantidade de cloro na água, ocorrem essas ardências nos olhos após o banho. Essa sensação acontece mais devido ao vapor da água quente. Não tem perigo para os olhos, mas caso as crianças fiquem com alguma dor ou incômodo, o recomendado é lavar a região dos olhos com água fria ou com soro fisiológico - salienta.

Caso as ardências continuem, o vice-presidente da SPRS indica consulta ao pediatra.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir