Imprimir
 

Hospital São Lucas da PUCRS conduz a terceira fase de pesquisas

A terceira e última fase de testes clínicos da vacina contra a dengue já começou no Rio Grande do Sul. Até 2017, espera-se que mil participantes recebam uma dose da vacina no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre.

Essa etapa dos estudos comprova a eficácia da vacina em proteger contra a dengue. Pelo Brasil, 14 centros clínicos vão realizar os testes e aplicar a imunização em 17 mil voluntários. A expectativa é que a vacina esteja disponível para a população em 2018. 

COMO PARTICIPAR DOS TESTES DA VACINA CONTRA DENGUE

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO

Adultos saudáveis entre 18 e 59 anos e moradores de Porto Alegre. Gestantes não podem ser voluntárias na pesquisa.

LOCAL DA VACINAÇÃO

A aplicação da vacina é feita no Centro de Pesquisas do Hospital São Lucas da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690, bairro Jardim Botânico, Porto Alegre).

AGENDAMENTO

Os pacientes devem agendar um horário pelo telefone (51) 3320.300, ramal 2031.

EFEITOS COLATERAIS

A segurança da vacina já foi testada em fases anteriores, mas pacientes podem ter efeitos colaterais leves após receberem a vacina, como febre baixa e vermelhidão no local da aplicação.

ACOMPANHAMENTO

No ano seguinte da aplicação da vacina, o paciente deve comparecer ao Centro de Pesquisas do Hospital São Lucas ao menos quatro vezes. O período total de acompanhamento para o estudo é de cinco anos. 


Autor: Adriana Franciosi
Fonte: Zero Hora

Imprimir