Imprimir
 

Iniciativa do Hospital do Câncer Mãe de Deus estimula pacientes que terminaram o tratamento nesta instituição a doarem lenços para pacientes submetidos à radioterapia e quimioterapia

Mais do que uma preocupação estética, o Projeto Nosso Lenço da Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer Mãe de Deus criou uma corrente de solidariedade. A iniciativa estimula pacientes que terminaram o tratamento nesta instituição a doarem lenços para pacientes submetidos à radioterapia e quimioterapia, os quais perdem cabelo durante o tratamento e/ou necessitam cuidado na exposição ao sol.

"Este lenço simboliza a autoconfiança e a coragem de todas as pessoas que enfrentaram a mesma batalha que você". A mensagem está escrita no folheto que cada paciente recebe quando é convidada a escolher um lenço entre os doados e, assim, fazer parte da "corrente mais positiva que pode existir". Ao ganhar o lenço, é incentivada a também fazer a sua doação para que a corrente do bem tenha continuidade. As mulheres recebem da equipe de enfermagem orientações sobre as maneiras de usar o lenço na cabeça ou pescoço.

A Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer Mãe de Deus atende mensalmente em torno de 100 pacientes oncológicos. É referência em aplicações de altíssima precisão, como a radiocirurgia (aplicação única ou hipofracionada) para tratamento de lesões cerebrais pequenas e, em casos selecionados de câncer de pulmão, fígado e da coluna vertebral, oferecendo uma alternativa tecnologicamente avançada para a área da oncologia. Também dispõe da técnica de Arco Modulado, que reduz o tempo de tratamento, colaborando principalmente na qualidade assistencial do paciente e na eficácia no combate à doença. Essas técnicas passaram a ser usadas a partir da instalação do equipamento Trilogy em agosto de 2013.


Autor: Redação
Fonte: Moglia

Imprimir