Imprimir
 

No Brasil, 12,4% dos partos acontecem antes de 37 semanas de gestação

A cada ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem de forma prematura em todo o mundo – uma média de 10% dos nascimentos. No Brasil, 12,4% dos partos acontecem antes de 37 semanas de gestação, o que coloca o país em 10º lugar no ranking mundial. Para lançar luz sobre esta questão, novembro será o mês de conscientização para a causa da prematuridade, através da campanha Novembro Roxo, que conta com o apoio da UTI Neonatal do Hospital Moinhos de Vento.

No dia 20, a instituição apoia a 1ª Caminhada da Prematuridade organizada pela ONG Prematuridade.com. Todas as famílias estão convidadas para a atividade, que será realizada no Parque da Redenção, às 10h. A concentração acontece no Monumento ao Expedicionário, a partir das 9h, com diversas surpresas para os participantes. É recomendado utilizar qualquer peça de roupa ou adereço em tons de roxo ou a camiseta do evento. Em caso de chuva, a caminhada será transferida para o domingo seguinte.

O Hospital Moinhos de Vento participará de diversas atividades em alusão à campanha, em parceria com a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros - Prematuridade.com. Durante o período, os ambientes da UTI Neonatal serão decorados com a cor roxa, simbolizando o Novembro Roxo.

No dia 8, foi realizada a Oficina de Arte & Amor, destinada às mães com bebês internados da UTI. A médica Agláe Maraschin ensinou a confeccionar sapatinhos de lã para os recém-nascidos e para famílias de bebês em vulnerabilidade social. No dia 22, das 16h às 18h, a atividade terá sua segunda edição, agora com a produção de mantas para serem doadas. O curso contará com a presença de Aglaé Maraschin e da chefe do Serviço de Neonatologia do Hospital Moinhos de Vento, Desirée Volkmer.

Já no dia 17, será celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A equipe da Unidade Terapia Intensiva atuará com camisetas alusivas à data. Também serão distribuídas lembranças aos colaboradores da área materno-infantil, como agradecimento por seu trabalho com os bebês e suas famílias. O Coral Feminino do Hospital Moinhos de Vento participará do evento.


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Imprimir