Imprimir
 

Iniciativa tem o objetivo de esclarecer questĂ”es sobre as consequĂȘncias do excesso de peso e as alternativas que podem ser adotadas

O Ciclo de Palestras Sobre Cirurgia Bariátrica promovido pelo Hospital Mãe de Deus prossegue em fevereiro com a realização de um novo encontro aberto ao público dia 08, quarta-feira, a partir das 18h30. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer questões sobre as consequências do excesso de peso e as alternativas que podem ser adotadas. A obesidade pode provocar doenças de maior complexidade, como pressão alta, doença cardíaca, varizes, trombose, diabete e até o câncer. Estima-se que a expectativa de vida de uma pessoa caia cinco anos a cada 30 kg acima do peso normal. Em casos específicos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica surge como alternativa para o tratamento do paciente.

A palestra será realizada na Sala de Aula 1 da instituição – Rua José de Alencar 286, bairro Menino Deus. O encontro é gratuito e aberto à comunidade. Não é necessária inscrição prévia. O palestrante da vez será o cirurgião digestivo e Coordenador do Centro de Cirurgia da Obesidade do Hospital Mãe de Deus, Dr. Gerson Junqueira Jr.. Serão abordados conceitos básicos do procedimento, como perfil do paciente, benefícios da intervenção, resultados em curto e médio prazo, mudanças do estilo de vida e novas técnicas. Também haverá espaço para questionamentos dos participantes.

A indicação da cirurgia bariátrica depende de uma avaliação multidisciplinar do paciente, que inclui nutricionistas, médicos endocrinologistas, cirurgiões, psicólogos, entre outros profissionais. Um dos fatores que apontam a necessidade do procedimento é o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35, valor que caracteriza quadro de obesidade severa. O IMC é uma fórmula matemática que calcula o peso da pessoa dividindo pelo quadrado de sua altura. O valor considerado ideal pelos especialistas está entre 20 e 25. O resultado deste cálculo é alinhado a outros exames a fim de assegurar a real necessidade de realização da cirurgia.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir