Imprimir
 

Cinco leitos estão temporarimente fechados

A necessidade de manter o equilíbrio orçamentário para assegurar a prestação de uma grande quantidade de serviços à população, com qualidade e segurança, está obrigando o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a fechar temporariamente um pequeno número de leitos de internação. Dos 843 leitos ativos, cinco - dois no quinto andar e três no oitavo - não estão recebendo pacientes no momento.

A medida faz parte de uma série de ações que estão sendo adotadas para reduzir despesas com materiais médico-hospitalares, medicamentos, insumos e serviços em geral, já que os custos destes itens vêm crescendo, sem que haja acréscimo correspondente nos recursos repassados pelo SUS, que não sofrem reajustes há cinco anos. Isso significa que o HCPA não recebe pela totalidade da assistência prestada, enfrentando desequilíbrio financeiro. Por outro lado, a PEC do Teto dos Gastos Públicos restringe o orçamento para 2017.

O HCPA realizou, em 2016, cerca de 34 mil internações, 612 mil consultas, 49 mil procedimentos e cirurgias, 3,8 mil partos e 3,4 milhões de exames.


Autor: Elisa Kopplin Ferraretto
Fonte: HCPA

Imprimir