Imprimir
 

Recursos captados pelas Voluntárias Pela Vida, aumentou em 25% a capacidade de procedimentos de alta complexidade

Na manhã desta sexta-feira, dia 17, às 11h, ocorrerá a Solenidade de Formalização do Credenciamento de Ampliação dos Leitos SUS da UTI Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Esse projeto, que acrescentou 10 leitos ao HCSA, teve início no final de 2014 e custou quase R$ 4 milhões, verba arrecadada junto à comunidade do Rio Grande do Sul pelas Voluntárias Pela Vida. Com o credenciamento, o hospital passa a contar com 24 vagas de UTI destinadas às crianças e adolescentes em tratamento no HCSA, provenientes do SUS.

A inauguração da UTI, em 2015, possibilitou um aumento de 25% no número de procedimentos de alta complexidade em pacientes recém-nascidos, entre cirurgias cardíacas e de malformações digestivas e hepáticas, transplantes de coração, fígado e rins, além de tratamento clínico em pacientes prematuros. Esta UTI - a segunda do hospital pediátrico - foi instalada no susbsolo do HCSA, centro de referência no tratamento de doenças do coração, câncer infantil, transplante renal e cardíaco, neurocirurgia pediátrica, cirurgia de malformação do aparelho digestivo e cirurgia pulmonar e torácica e que recentemente completou 64 anos de atuação.

Na solenidade, deverão estar presentes, além de representantes da Santa Casa, o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis; o Secretário Municipal da Saúde, Erno Harzheim; e a Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha da Rosa Zenker. Também confirmaram presença as integrantes do Voluntárias Pela Vida Nora Teixeira, Helena Dahne Bartelle, Maria Sirotsky e Ana Paula Ribeiro. 


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

Imprimir