Imprimir
 

Instituto impressionou os representantes dos mais renomados hospitais do País

O presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, foi convidado a falar sobre o sucesso do Instituto, no 15º Encontro de Líderes, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, em Foz do Iguaçu, nos dias 30 e 31 de março.

No painel “Diretrizes de Boas Práticas”, o executivo apresentou o último Balanço do Canal de Denúncias, que totalizou em fevereiro deste ano 484 denúncias e 1200 denunciados. “Entre eles estão 546 médicos e 140 hospitais”, frisou Libório.

O estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de denúncias (122), seguido de Mato Grosso do Sul (63), Mato Grosso (52), Rio Grande do Sul (46), Rio de Janeiro (31), Paraná (23), Maranhão (21), Bahia (20), Espírito Santo (19), Minas Gerais (16), Pernambuco (15), e Santa Catarina (10). As denúncias ao Canal podem ser feitas pelo www.eticasaude.com.br ou pelo 0800-741-0015.

Gláucio Pegurin Libório ressaltou que o combate à corrupção no setor da saúde envolve fabricantes, distribuidores, médicos, hospitais e planos de saúde. “É preciso que todo o segmento caminhe junto. Este é o momento ideal e temos uma chance única de repensar o setor e mudar o processo”, finalizou.

O Ética Saúde impressionou os representantes dos mais renomados hospitais do país, que demonstraram interesse em participar mais ativamente do Instituto. Uma nova reunião será agendada em breve.

Sobre o Ética Saúde
​
O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação.

Este arcabouço será fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.com.br ou o 0800-741-0015. O Instituto Ética Saúde tem a governança formada por uma Assembleia Geral, onde fazem parte todos os associados; um Conselho de Administração, com mandato de dois anos e eleito pela Assembleia Geral; um Conselho Consultivo com representantes de entidades de todos os segmentos do setor de saúde; e o Conselho de Ética, órgão de caráter disciplinar formado por três integrantes, sem qualquer vínculo com o setor de saúde que emite instruções normativas orientativas para o setor e julga eventuais condutas contrárias aos princípios do Ética Saúde.

São atualmente integrantes do Conselho de Ética: o subprocurador Geral da República, Antônio Fonseca, o presidente do Fórum Nacional Contra Pirataria, Edson Luiz Vismona e o professor da Universidade de São Paulo, Celso de Hildebrand e Grisi. E do Conselho Consultivo: além do Ethos e ABRAIDI, a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS, Associação Brasileira de Auditores em Saúde – AUDIF, Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO, Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, Associação Médica Brasileira - AMB, Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV e Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC.


Autor: Vanessa Brauer
Fonte: DOC Press

Imprimir