Imprimir
 

Primeiras apresentações ocorrem nos hospitais Pereira Filho, São José e São Francisco, no complexo da Santa Casa de Porto Alegre

Alegrar, distrair e envolver. Estes são os principais objetivos do Grupo Vocal IVS/AMRIGS, que tem programadas apresentações para os meses de junho e julho. A próxima atividade está prevista para terça-feira (27/06), no hospital Pereira Filho e no São José, ambos do complexo da Santa Casa de Porto Alegre, com início previsto às 19h. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Vida Solidária, organização sem fins lucrativos, criado e mantido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

De acordo com o maestro do Grupo Vocal, Luciano Lunkes, a música traz muitos benefícios para todas as pessoas, especialmente para pacientes em tratamento.

- A música vocal, por meio de sua profunda repercussão sobre a mente e o corpo, pode ser uma ferramenta poderosa para curar as pessoas. Pesquisadores vêm descobrindo que a música pode ajudar a curar de várias maneiras. Está comprovado que o uso terapêutico da música ativa partes diferentes do cérebro, inclusive áreas associadas a controle motor, memória, emoção e fala. Parte do poder da música resulta da capacidade de reduzir a ansiedade, que pode comprometer as defesas imunológicas, bem como intensificar a sensação de dor. A música, em especial o canto, desvia a atenção da pessoa do sofrimento e alivia a tensão - destaca Lunkes.

O regente explica, ainda, que as reuniões e os ensaios do grupo se iniciam nos primeiros meses do ano e as apresentações ocorrem a partir de junho. No repertório de 2017, tradicionalmente contendo apenas músicas nacionais, estão Raul Seixas, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Belchior, Noel Rosa e Pixinguinha, além de outros clássicos da música popular brasileira.

- Neste ano, o grupo está composto por vinte pessoas. São médicos, enfermeiros e público em geral. Os pacientes se emocionam e recebemos muito carinho de quem acompanha nossas apresentações - afirma.

A segunda apresentação do Grupo Vocal ocorrerá no dia 25 de julho, no Hospital São Francisco, também no complexo da Santa Casa de Porto Alegre, às 19h. Outras informações podem ser obtidas na página do Grupo Vocal AMRIGS no Facebook. 


Autor: Mariana da osa
Fonte: Play Press

Imprimir