Imprimir
 

A caminhada 'Da Roda dos Expostos ao Arsenal de Guerra’ é gratuita e passará pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Museu Militar do Comando Militar do Sul

Com a ideia de apresentar a questão do abandono de crianças ontem e hoje, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro Histórico-Cultural (CHC), promoverá a caminhada cultural Da Roda dos Expostos ao Arsenal de Guerra. A atividade é gratuita e será realizada em 26 de agosto, sábado, das 9h30min às 17h.

Partindo do CHC, o passeio – ocorrido pela primeira vez em 2016 – contemplará o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Museu Militar do Comando Militar do Sul (onde ficava localizado o Arsenal de Guerra). Mais informações pelo telefone (51) 3214-8255.

Roda dos Expostos

Ativa no período de 1838 a 1940 na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a Roda dos Expostos acolhia e protegia os bebês recém-nascidos que eram abandonados. Caso não fossem adotados até os sete anos de idade, os meninos eram enviados ao Arsenal de Guerra para aprender algum ofício, enquanto as meninas trabalhavam como amas de criação. 


Autor: Camile Fornasier
Fonte: CDN

Imprimir