Imprimir
 

Especialista alemão aborda inclusão digital e protagonismo do idoso no Seminário Sesc de Envelhecimento

O Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento iniciou na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, no Sesc Canoas. A abertura contou com a palestra do alemão Michael Doh, doutor em Gerontologia pela Universidade Heidelberg, que abordou a importância da inclusão digital na terceira idade. A explanação foi transmitida ao vivo pela internet e se encontra acessível nos links www.facebook.com/SescRs e www.youtube.com/SescRs. O evento continua até às 18h de hoje (30/8), e se estende até amanhã (31/8), com uma programação diversa de atividades. Confira abaixo o cronograma detalhado.

“Exclusão digital é exclusão social”, afirmou Doh, durante sua palestra. Em tempos de midiatização, a proximidade com a tecnologia é essencial, pois além dos benefícios de integração que ela pode trazer, sua falta pode ser limitadora e até criar uma imagem negativa do idoso consigo mesmo. Em suas pesquisas, o alemão identificou que a maioria das pessoas mais velhas que buscam o conhecimento tecnológico são ativas e sociáveis, enquanto as que vivem em isolamento, mais reclusas e menos felizes, não querem este contato. Por isso, concluiu: “Se alguém que tem mais de 60 anos utiliza a internet, é sinal de que esta pessoa tem um envelhecimento promissor”.

Porém, diante desta realidade, de quem mais precisa é quem menos procura, o cientista propõe novas ações que possam atrair essas pessoas. Ele trouxe algumas ideias que já estão em execução na Alemanha, como o Festival Europeu de Gerações. O evento, que entra na sua oitava edição, reúne um acervo de longas que possuem idosos como protagonistas. Os filmes abordam temas cotidianos e dramas vividos por pessoas de mais idade, como as doenças. Essas películas são exibidas em escolas, teatros, cinemas, espaços sociais e, ao final, um especialista tira dúvidas do público quanto ao assunto em questão. Para Doh, o Festival aproxima o idoso à tecnologia, quando este se reconhece na tela, e tem a possibilidade de interagir com perguntas.

A abertura do evento contou, também, com a presença do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato; da gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini; do vice-presidente da Fecomércio-RS, Itamar Tadeu da Silva; e do presidente do Sindilojas Canoas e diretor da Fecomércio-RS, Denério Neumann. Para Itamar, que na ocasião representou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento é uma grande oportunidade de diálogo social. “Esse é um momento muito especial para refletirmos sobre o que estamos fazendo em relação aos idosos hoje”, declarou Itamar.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.




II Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento em Canoas

Data: 30 e 31 de agosto
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340)

Programação:

30 de agosto – quarta-feira (tarde)

13h30 – Apresentação de trabalhos
14h – Apresentação artística do Grupo de Teatro da Maturidade Ativa Sesc Canoas
15h – Intervalo
15h30 – Cine Debate sobre envelhecimento
18h – Encerramento

31 de agosto – quinta-feira

9h – Mesa de debate: “Envelhecimento, cultura e imagem”
10h20 – Intervalo
10h40 – Mesa de debate: “O que os idosos aprendem sobre envelhecimento com as mídias?”
12h – Almoço
13h30 – Mesa de experiências práticas
15h – Intervalo
15h30 – Mesa de encerramento
18h – Encerramento. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS

Imprimir