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Plataforma estimula o cuidado com a saúde e mais controle sobre o estilo de vida

A chegada da marca americana Sharecare ao Brasil promete revolucionar o mercado da saúde e sua relação com o mundo corporativo e com a população de modo individual. A Sharecare adquiriu a empresa Healthways em 2016, que atua no país com programas de gestão de saúde desde 2008 e, agora, expande seus horizontes e lança sua plataforma inédita que reúne todas as informações de saúde em um só lugar e oferece ao usuário muito mais controle sobre seu estilo de vida. O aplicativo, também chamado Sharecare, é gratuito e está disponível para iOS e Android. 

A atuação da empresa no Brasil acontece por meio de programas de gestão de saúde e oferta de soluções que visam o bem-estar e a qualidade de vida de funcionários e clientes de planos de saúde, com o intuito de reduzir custos com a saúde. A plataforma irá expandir esse trabalho, proporcionando às pessoas uma visão ampla e objetiva das consequências dos seus hábitos de saúde, de forma prática e automática. 

“Com investimento mundial de mais de 500 milhões de dólares, a plataforma engloba diversos tipos de funcionalidades, como avaliação da idade real da pessoa, captura automática de dados, monitoramento diário de sono e estresse, premiação por cuidar da saúde, otimizando o acesso ao sistema e estimulando o cuidado com a saúde e bem-estar do usuário, de forma automática. A expectativa é alcançar entre 3 a 5 milhões de usuários com acesso e uso em 2018”, afirma Nicolas Toth, presidente da Sharecare Brasil. 

PLATAFORMA SHARECARE 

A plataforma Sharecare recolhe informações completas de saúde, desde a altura e peso até a taxa de glicose, e permite a integração com diversos dispositivos inteligentes, como pulseiras e relógios que monitoram atividades. Além disso, o aplicativo traz a funcionalidade chamada RealAge, método que leva em consideração cada taxa de saúde e hábito diário (tabagismo, consumo de álcool, prática de exercícios, alimentação, entre outros) para mensurar a idade real da pessoa, que pode ser maior ou menor do que sua idade biológica. A partir do resultado, a ferramenta fornece soluções que o usuário poderá adotar para diminuir sua idade real e ficar “mais jovem” a cada dia, contribuindo com sua saúde como consequência. 

Ainda, a plataforma permite identificar automaticamente o nível de emoção e estresse em cada ligação que o usuário fizer, oferecendo uma análise de quais dias o usuário estava mais tranquilo ou estressado. Por meio dos sensores de movimento do celular, o aplicativo identifica em qual período o usuário estava dormindo e, assim, determinar quantas horas ele descansou por noite. Dessa forma, o sono, que é um importante regulador de saúde, será monitorado diariamente e de forma automática. 

O grande trunfo da Sharecare, entretanto, está no GreenDay, uma premiação baseada nos hábitos de saúde, que é representada por um coração verde a ser preenchido conforme o cumprimento desses hábitos. Para completar o coração, é necessário realizar diariamente pelo menos oito dos fatores considerados importantes para ter uma vida saudável. Eventualmente, preencher o GreenDay poderá garantir vantagens ou descontos em determinadas parcerias. 

O objetivo da Sharecare é fazer com que o monitoramento da saúde seja feito de forma fluida e com o menor esforço possível ao usuário, para que sobre tempo para ele aproveitar a qualidade de vida adquirida por meio do aplicativo. 

SOBRE A COMPRA DA HEALTHWAYS PELA SHARECARE NO BRASIL 

A Sharecare foi criada há sete anos nos Estados Unidos e, em 2017, estendeu-se para o Havaí. A plataforma já alcançou 45 milhões de pessoas no mundo que fazem a gestão da própria saúde, adquirindo maior conhecimento sobre seus hábitos, autonomia de prevenção e, consequentemente, reduzindo custos com o tratamento de doenças. Ainda, a metodologia recebeu aportes de nomes como Oprah Winfrey e Dr. Oz. E seu propósito veio ao encontro da proposta de valor de ampliação da Healthways. 

A Healthways chegou ao Brasil em outubro de 2008 por meio de uma parceria com o Grupo Fleury para a gestão de crônicos. A companhia desenvolveu outras soluções, como Coaching de Bem-Estar, Envelhecimento Saudável, Ortopedia, Ligue Saúde e Modelagem Preditiva. Em março de 2015, a SulAmérica investiu R$ 250 milhões na joint venture com a Healthways, que contemplou cerca de 1,5 milhão de clientes em seus programas.

Em 2016, vislumbrando que o mercado da saúde iria se digitalizar por estar em um processo forte de inovação, a Healthways foi comprada pela Sharecare. Com a parceria, elaborou indicadores de saúde e bem-estar que possibilitam a avaliação da qualidade de vida de determinadas populações em ambientes corporativos, operadoras de saúde e até em instituições públicas. A partir disso, passará também a ser a administradora da plataforma de gestão de saúde. 

SOBRE A CAMPANHA DE LANÇAMENTO DA SHARECARE NO BRASIL 

A campanha para apresentar a marca Sharecare no Brasil e as funcionalidades da plataforma da saúde traz ações em 360º, incluindo o público B2B. Para marcar o lançamento, foram convidadas as atrizes Letícia Spiller e Cris Vianna, conhecidas por s por serem mais saudáveis e parecerem mais jovens do que são, e o YouTuber Caio Novaes, do vlog de receitas Ana Maria Brógui, conhecido por ter hábitos menos saudáveis. Os três confessarão em suas próprias redes sociais suas idades reais, diferentes de suas idades biológicas, e como os bons (e os maus) hábitos influenciam a saúde, em referência a plataforma RealAge da Sharecare. A primeira fase da campanha teve início em 19 de fevereiro de 2018.


Autor: Marina Felix
Fonte: A4&Holofote

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