Imprimir
 

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e gerará economia de R$ 10 mil ao ano na conta de luz à Brigada Militar

A sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), sediado em Caxias do Sul, recebeu uma ação do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Rio Grande Energia (RGE) para auxiliar na redução da conta de energia elétrica, promover o uso racional da eletricidade e tornar mais agradável o ambiente de trabalho dos policiais lotados na maior unidade da Brigada Militar na Serra Gaúcha. Por meio da Gerência de Eficiência Energética, a distribuidora concluiu a substituição de 569 lâmpadas antigas por novas unidades com tecnologia LED. O projeto deve gerar uma economia de R$ 10 mil por anos aos cofres públicos. Foram substituídas lâmpadas em todo complexo do 12º BPM, que concentra a sede administrativa, uma unidade de Operações Especiais, um canil e uma linha de tiro. 

As lâmpadas de LED são mais econômicas que as incandescentes e fluorescentes e também demandam menos manutenção. Desta forma, o valor economizado poderá ser direcionado para outras necessidades do 12º BPM. O local passa a contar, a partir de agora, com uma iluminação mais adequada. A substituição das lâmpadas antigas pelas de LED também é importante quando se leva em consideração o aquecimento do ambiente. Os equipamentos com tecnologia LED necessitam de menos energia e emanam menos calor, o que impacta diretamente na temperatura ambiente, a qual passa a ser mais estável e permite uma menor utilização de eletrodomésticos para ventilação e refrigeração dos espaços. 

As novas lâmpadas resultarão em uma economia de 16,36 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 2,32 kW no batalhão. Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, as lâmpadas de LED, além de até 90% mais econômicas do que as antigas, duram cerca de três vezes. “As lâmpadas com tecnologia LED tem uma vida longa de pelo menos 20 mil horas e exigem menos manutenção. Sem dúvida, é um grande acréscimo à Brigada Militar de Caxias do Sul”, destaca Deters. 

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, reforça a importância de parcerias como a firmada entre a RGE e a Brigada Militar. Por meio destes projetos, possibilitam-se melhorias nas condições de trabalho dos espaços onde as ações são executadas. “Além da significativa redução do custo mensal com a despesa de energia elétrica, a iniciativa da substituição das lâmpadas por tecnologia LED também irá colaborar com as questões do uso racional dos recursos, adequando-se assim às atuais políticas de preservação do meio ambiente”, ressalta Ribas. Segundo ele, a instalação das novas lâmpadas de LED também se traduz em uma melhor segurança do local e motivação ao ambiente de trabalho. 

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE atende órgãos, instituições e clientes de toda a área de concessão. Em 2018, hospitais como o de São Francisco de Paula e Ibirubá também estão recebendo trocas de lâmpadas como as realizadas no 12º BPM, em Caxias do Sul. Somente no ano passado, clientes residenciais da RGE de 37 municípios receberam 60 mil lâmpadas de LED. 

Sobre a RGE 

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. 

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. 

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas

a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​ 


Autor: Anderson Guerreiro
Fonte: Assessoria de imprensa RGE

Imprimir