Imprimir
 

Nova tecnologia integra as unidades, dá rapidez e garante mais segurança ao processo

O Hospital Moinhos de Vento implementou uma nova tecnologia para transmissão de imagens médicas que além de integrar o processo de diagnóstico por imagem no Hospital e na sua Unidade no shopping Iguatemi, agiliza e amplia a segurança das informações. O projeto, chamado de PACS (Sistema de Transmissão e Arquivamento de Imagens Digitais), consiste na integração dos procedimentos e encurta os ca­minhos para que o diagnóstico esteja disponível ao médico em menor tempo o que permite antecipar as decisões terapêuticas aos pacientes.

O Hospital investiu R$1,3 milhão para implantar o sistema cujo aumento da produtividade está estimado entre 25 e 30%. Com a aquisição do novo processo, que é composto de hardware e software específicos, o Hos­pital pode armazenar e gerenciar o fluxo de imagens digitais, resgatar imagens de exames anteriores armazenadas no servidor e fazer a distribuição interna e externa pela rede e internet.

Entre as vantagens do novo processo estão a redução do tempo de es­pera dos pacientes e a rápida disponibilidade das imagens na emergência, unidades de internação, centros de tratamentos intensivos e bloco cirúrgico. Há melhora da produtividade dos médicos radiologistas e técnicos de radiologia e do aproveitamento dos equipamentos. O acesso aos resultados dos exames via web para os médicos assistentes será implantado em breve, conforme explica o médico e coordenador da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Paulo Cesar Sanvitto. “Além disto, o novo projeto também leva em conta o zelo ambiental, devido à expressiva redução do emprego de filmes e papéis para documentar os exames”, afirma Sanvitto.


Autor: Imprensa
Fonte: fróes,berlato associadas

Imprimir