Imprimir
 

Novos casos de doenças que já estavam controladas expõem a necessidade da imunização

A Vacinação na primeira infância ajudou a erradicar doenças que causavam graves complicações às crianças e desespero aos seus pais. Um dos casos de vírus que foram erradicados é o que causa a temida poliomielite (paralisia infantil). Foi a conscientização a respeito da importância de se imunizar, criando anticorpos para os vírus nas crianças, que erradicou muitas doenças. 

Na quarta-feira , 13 de Junho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), confirmou o surgimento de cinco casos de sarampo em Porto Alegre. Desde 2016, as Américas haviam se tornado o primeiro continente do mundo a erradicar a presença do vírus causador do sarampo, tendo o Brasil inclusive, recebido certificado de eliminação da doença pelas mãos da Organização Pan-Americana da Saúde(Opas). Foram um total de 22 anos de campanha, até a erradicação da doença em 2016. 

Anos de campanhas, erradicação e novos casos

Os governos das Américas, durante 22 anos, trabalharam incessantemente pela erradicação de doenças a partir da imunização na primeira infância. Porém recentemente, por falta de vacinação, vírus como o do sarampo voltaram a agir. No ano de 2016 um surto de caxumba também ocorreu em Porto Alegre.

É importante as pessoas se conscientizarem que somente imunizando as suas crianças, que todos estarão seguros quanto ao ressurgimento de doenças que já estavam controladas. Neste sentido, o pediatra Marcio Doernte, Diretor técnico da clínica de vacinas MDC, explica a importância de se imunizar as crianças para erradicar os vírus : '' A imunização deve ser coletiva, a partir dos seis meses ela deve ocorrer indiscriminadamente.’’ 


Autor: Bruna Pacheco
Fonte: AZ Press

Imprimir