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Dia do Fonoaudiólogo: 20% das crianças apresentam dificuldades de fala

Apenas 30% das crianças com dificuldade na fala desenvolvem-se sozinhas. Sendo que 20% das crianças apresentam alguma dificuldade na aprendizagem e são nas escolas que estes distúrbios começam a aparecer.

Muitas vezes podem ser por falta de maturidade, por falta de prontidão para a alfabetização ou transtornos neurológicos, ou de linguagem. Os sintomas dos distúrbios da aprendizagem podem ser muito sutis; muito mais do que o atraso na fala, mas perceptíveis no maternal e jardim da infância, como: troca do "p" pelo "b", confusões de orientação de direita ou esquerda, falta e atenção durante as aulas, hiperatividade, dificuldade na elaboração de frases e dificuldade para memorizar músicas.

 
A percepção dos pais e dos educadores é de extrema importância, pois vai ajudar a criança a melhorar o seu rendimento escolar e seu relacionamento com os amigos, tornando-a mais feliz, comunicativa e segura. O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho. O sucesso do tratamento depende, e muito, da procura por parte dos pais. “No processo de aprendizagem a criança tem o direito de falar errado, escrever errado. Pais e adultos, é que não têm o direito de atrapalhar o seu desenvolvimento, imitando-as ou fazendo-as esperar”, ressalta a fonoaudióloga Lígia Motta, Mestre em Gerontologia Biomédica.
 
SERVIÇO:
 
Palestra: Dificuldades de fala, voz e aprendizagem infantil na escola.
Dia: 9 de dezembro 2008.
Local: auditório José Otão do Hospital da PUCRS- 2 andar
Horário: 19h30
Promoção: Centro de Fonoaudióloga Lígia Motta (www.cfligiamotta.com.br)

Autor: Cristina Forte/Tânia Souza
Fonte: Zupp

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