Imprimir
 

Atividade do Setembro Amarelo aborda a prevenção com base em evidências e aconselhamento de luto

O Ciclo de Palestras AMRIGS dedica atenção ao tema do suicídio em sua próxima edição, marcada para o dia 27 de setembro. O assunto será apresentado pelos médicos Rafael Moreno e André Yakusan Silva, a partir das 19h, no Centro de Eventos AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS). As inscrições estão esgotadas.
 
- A ideia é falar sobre a frequência desses acontecimentos na população e mostrar os fatores de risco principais. É importante saber fazer o reconhecimento precoce, como abordar o indivíduo sob risco e como lidar com as pessoas que sobrevivem – afirmou o médico pós-graduado em psiquiatria, mestre e doutorando em medicina e neurociências, Rafael Moreno.
 
O palestrante ressalta que a abordagem deve também discutir o cenário no Rio Grande do Sul, que é o estado que possui o maior índice de suicídio do Brasil, com o dobro da taxa nacional.

André Yakusan Silva falará sobre aconsel hamento do luto.
 
- A ideia é fazer um debate livre e bem aberto para que possamos conversar com o público. O meu enfoque será no luto enquanto processo, pois é uma coisa que faz parte da vida, ainda que em casos de suicídio seja de forma trágica - explicou.

André Yakusan Silva é Monge Zen Budista - Via Zen/RS (ordenado pela monja Coen Roshi), médico de Família e Comunidade, professor da Escola de Medicina da PUC-RS, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA e presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade (AGMFC). 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press

Imprimir