Imprimir
 

Pesquisa destaca que diminuiu o apoio dos democratas à gestão do presidente Barack Obama no debate sobre a reforma

A maioria das pessoas nos Estados Unidos apoia a "opção pública" em uma eventual reforma do setor de saúde, embora os americanos sigam divididos sobre as diferentes propostas no Congresso, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo diário The Washington Post e o canal ABC.

A opção pública, que permitiria ao governo concorrer com as seguradoras privadas, ganhou apoio a partir do meio do ano, e os americanos não só apoiam essa opção, mas respaldam também que o governo torne obrigatória a compra de seguro médico nos EUA.

Assim, 57% dos indagados apoiam agora a opção pública, enquanto 40% se opõem. Em agosto passado, as porcentagens eram de 52% e 46%, respectivamente. Por outro lado, a pesquisa destaca que diminuiu o apoio dos democratas à gestão do presidente Barack Obama no debate sobre a reforma.

A Casa Branca deixou claro que a opção pública é apenas um dos elementos de uma eventual reforma de saúde, que tem como objetivo ampliar a cobertura médica e as possibilidades de seguros, e reduzir os custos da saúde no país.

Calcula-se que cerca de 47 milhões de americanos carecem de cobertura médica nos EUA e o Congresso ainda não chegou a um consenso sobre o alcance e o conteúdo do texto definitivo da reforma.


Autor: da EFE
Fonte: ZH

Imprimir