Imprimir
 

Hospital Ernesto Dornelles realiza palestra sobre Alzheimer

Estamos no fevereiro roxo, um mês que visa alertar sobre um problema que afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo: o Alzheimer. Pensando nisso, no dia 20 de fevereiro, o Hospital Ernesto Dornelles promoverá a palestra “Alzheimer: o mal do século”, com o neurologista do hospital, Dr. Miguel Muratore, a partir das 15h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj. O encontro abordará diversos aspectos relacionados à memória e seus distúrbios, e será aberto ao público (não é necessária inscrição prévia).

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que, infelizmente, não tem cura. De acordo com Dr. Muratore, esta ação tem como objetivo alertar as pessoas sobre esta patologia. “Não se pode desvalorizar os pequenos sintomas. Por isto, o alerta: devemos ficar espertos com o Alzheimer pois, muitas vezes, demora até 15 anos para o aparecimento dos primeiros sintomas. Esta é uma palestra de interesse público”, afirma.

Essa é uma doença antiga, descoberta em 1906 e apenas 5% dos casos são hereditários. “Ela é degenerativa e causada por múltiplos fatores como diabetes, hipertensão, má alimentação, falta de exercícios físicos, estresse e depressão, por isso é essencial a atenção à saúde. Assim que você notar algo diferente (esquecimento constante, por exemplo) é ideal procurar um especialista”, aconselha.

Sobre o palestrante: Dr. Miguel Domingos Muratore é médico neurologista e neurocirurgião, especialista em Doença de Alzheimer, e atua há mais de 40 anos na área.


Autor: Redação
Fonte: Hospital Ernesto Dornelles

Imprimir