Imprimir
 

Os resultados dos projetos UTI Visitas e Qualidade de Vida Pós-UTI, coordenados pelo Hospital Moinhos de Vento, dentro do Proadi-Sus, foram apresentados em Brasília

O Hospital Moinhos de Vento apresentou, nesta sexta-feira (22), em evento realizado em Brasília, os resultados obtidos em dois estudos coordenados pela instituição visando a melhoria do SUS: o UTI Visitas e o Qualidade de Vida Pós-UTI. 

Ambos integram o projeto de apoio 'Estratégias para Segurança e Qualificação do Cuidado do Paciente Crítico - Visita Ampliada e Continuidade do Cuidado Pós-Alta Hospitalar', desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde dentro do Programa Institucional de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). 

No UTI Visitas, foram avaliados os benefícios para os pacientes e profissionais da saúde com a permanência de até 12 horas consecutivas de um familiar em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A ampliação do tempo de visita indicou, além de uma maior humanização no atendimento, a recuperação mais rápida, a redução do delirium (perturbação da função mental), da aplicação de medicamentos e do tempo de internação. Dentro da pesquisa Qualidade de Vida Pós-UTI, avaliou-se a qualidade de vida e seus determinantes em pacientes sobreviventes de internação em UTI. 

Conforme Luciano Hammes, superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, além do envolvimento multidisciplinar dos profissionais da saúde, as pesquisas apresentam práticas de baixo custo para o SUS e são perfeitamente aplicáveis. “Os resultados do UTI visitas e do Qualidade de Vida Pós-UTI embasarão as futuras diretrizes de visitação em UTIs brasileiras e permitirão o desenvolvimento de ações efetivas de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação para os pacientes egressos de UTI”. 

Os representantes dos hospitais participantes do projeto e do Ministério da Saúde também debateram em Brasília de que forma os dados coletados no dois podem ser aplicados e adotados como rotina nas instituições de saúde pública. 

Um total de 35 hospitais de todo o país - 15 deles no Rio Grande do Sul - participaram do estudo, que avaliou mais de 5.000 voluntários de pesquisa entre os anos de 2016 e 2019. 

Hospitais gaúchos participantes: 

UTI VISITAS

Hospital Santa Cruz (RS)
Hospital Montenegro (RS)
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS)
Hospital Ana Nery (RS)
Hospital Tacchini (RS)
Hospitais do Complexo Hospitalar da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS): Pavilhão Pereira Filho, Santa Rita, Dom Vicente Scherer (RS)
Hospital Mãe de Deus (RS)
Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (RS)
Hospital Nossa Senhora da Conceição (RS)
Hospital da Cidade de Passo Fundo (RS)

QUALIDADE DE VIDA PÓS-UTI

Hospital Moinhos de Vento (RS)
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS)
Hospitais do Complexo Hospitalar da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS): Santa Clara e Pavilhão Pereira Filho (RS)
Hospital Nossa Senhora da Conceição (RS)
Hospital Ernesto Dorneles (RS)  


Autor: Soraia Hanna
Fonte: Critério

Imprimir