Imprimir
 

No período do climatério, devido a falência dos ovários, alguns hormônios deixam de ser produzidos, causando, assim, a diminuição da libido e disfunções sexuais na mulher

Será que a menopausa realmente mexe com a libido feminina? A ginecologista do HED, Dra. Juliane Castro, explica que a menopausa caracteriza-se pela interrupção definitiva da ovulação. “Em conjunto com a menopausa, ocorre o climatério, que representa uma transição caracterizada por modificações endocrinológicas, biológicas e clínicas no organismo feminino”, diz.

No período do climatério, devido a falência dos ovários, alguns hormônios deixam de ser produzidos, causando, assim, a diminuição da libido e disfunções sexuais na mulher. “Um ginecologista deverá avaliar o problema na libido feminina. Em relação a isso, ainda não está estabelecido o uso da terapia de reposição de estrogênio, mas o uso de tibolona nos casos de desejo sexual hipoativo pode apresentar melhora nos sintomas”, revela.

Para encarar o período do climatério e da menopausa de forma mais leve, recomenda-se a prática de exercícios físicos regularmente, dieta balanceada, evitar fumar, manter o peso adequado e controlar comorbidades associadas como pressão alta e diabetes. “As disfunções sexuais e a diminuição da libido podem ocorrer em qualquer período da vida da mulher, porém, neste momento em especial as mulheres se tornam mais vulneráveis a estes acontecimentos. Por isso, procure a ajuda de um ginecologista sempre que necessário”, indica.

Fonte: Dra. Juliane Castro - Ginecologista - CRM 35592 


Autor: Redação
Fonte: Hospital Ernesto Dornelles

Imprimir