Imprimir
 

Projeto foi o 1º colocado na área de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde

O projeto Teleoftalmo - Olhar Gaúcho conquistou mais um importante reconhecimento. Foi o 1º colocado na categoria Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde entre os trabalhos apresentados durante o Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde de 2019. A avaliação ocorreu durante o Global Summit - Telemedicine & Telehealth, maior e mais importante Congresso de Saúde Digital da América Latina. 

Ao compartilhar os resultados referentes à resolutividade do diagnóstico oftalmológico por meio da telemedicina, a equipe do Projeto TeleOftalmo demonstrou o potencial dessa tecnologia como uma alternativa para atender a demanda reprimida em avaliação oftalmológica por conta da baixa oferta de exames nessa área, que provoca uma longa espera por atendimento e muitas vezes pode agravar os problemas de visão. 

Em 71,4% dos laudos emitidos, o oftalmologista avaliou que não existia a necessidade de encaminhar o paciente para o atendimento especializado e a demanda foi resolvida na Atenção Básica com o auxílio do telediagnóstico oftalmológico. 

Lançado em 2017, o Teleoftalmo é uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com Ministério da Saúde, Governo do Estado, prefeituras municipais e o Telessaúde RS-UFRGS. Por meio de dois consultórios remotos no Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, são beneficiados pacientes da capital gaúcha e das cidades de Santa Rosa, Farroupilha, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santiago. De janeiro a dezembro de 2018 foram atendidos 10.635 pacientes em todo o RS. 


Autor: Julia Machado
Fonte: Critério

Imprimir