Imprimir
 

Desde 2013, aproximadamente 500 pacientes já foram beneficiados com o uso desta tecnologia no hospital

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi o primeiro hospital universitário do Brasil a realizar cirurgia robótica. Desde 2013, aproximadamente 500 pacientes já foram beneficiados com o uso desta tecnologia no hospital. A instituição também foi a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a contar com o recurso. Atualmente, o Clínicas utiliza a robótica em diversas especialidades, como Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Aparelho Digestivo e Cirurgia Torácica.
 
Um grande desafio da cirurgia robótica é sua disseminação e acessibilidade, o que passa pelo treinamento de cirurgiões. Dentro de sua tradição de ensino e formação de pessoas, o Programa de Cirurgia Robótica do HCPA já capacitou seu corpo clínico, residentes e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
Para ampliar o acesso à tecnologia, o Clínicas promove o 1º Curso de Introdução à Cirurgia Robótica. O curso terá módulos teóricos, práticos e de simulação. “A robótica incorpora o cerne de um hospital universitário: geração de conhecimento, assistência qualificada, ensino e formação de profissionais. Com esta qualificação, buscamos treinar também cirurgiões de outras instituições do país”, destaca o diretor médico do HCPA e um dos organizadores do curso, professor Milton Berger.

As inscrições já estão abertas: http://bit.ly/2Hw2DaY. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359.8090 ou pelo e-mail eventos@hcpa.edu.br


Autor: Elstor Hanzen
Fonte: HCPA

Imprimir