Imprimir
 

Humanização e responsabilidade socioambiental marcam evento em homenagem a profissionais de enfermagem

O Hospital VITA promoveu, entre os dias 14 a 17, a 6ª Semana de Enfermagem da Rede. O seminário é realizado anualmente para comemorar o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio.

“A ação, além de ser uma forma de homenagear o profissional da área, que tem como principal função restaurar a saúde do paciente e realizar assistência integral durante o período de internação, oferece a oportunidade de debater, gerar conteúdo e reciclar os colaboradores da enfermagem”, explica Neidamar Fugaça, superintendente operacional do VITA.

O encontro deste ano teve como tema a humanização, sob o mote a “Experiência do Paciente – um passo adiante da humanização do atendimento de enfermagem” foram realizadas palestras, bate-papo, dinâmicas em grupo, oficinas de sensações e talk show sobre assuntos como: valores e crenças, cinco iniciativas para melhorar a experiência do paciente, atitude positiva – seja a mudança que você deseja, empatia – é possível desenvolver esse talento?, habilidade interpessoal e comunicação em prol da experiência do paciente, seja para o outro o profissional que você gostaria de ter quando for paciente.

A humanização tem se tornado um dos principais pilares do VITA, envolve a mudança na gestão dos sistemas e altera o modo como pacientes e profissionais interagem entre si. “Tem como principal objetivo fornecer um atendimento mais qualificado, com a proposta de unir comportamento ético, conhecimento técnico e o entendimento necessário do histórico do paciente”, ressalta Neidamar.

Responsabilidade socioambiental

Outro aspecto abordado durante a Semana de Enfermagem de 2019 foi responsabilidade social e ambiental. “Além de cuidar da saúde de quem vive em Curitiba, temos como propósito promover o bem-estar de nossos colaboradores e da população, por isso, fizemos uma parceria com a Badu Design com a finalidade de destinar os insumos têxteis do VITA e assim auxiliar tanto o meio ambiente quanto o social. Oferecemos como brinde aos colaboradores da enfermagem ecobags produzidas com matéria-prima hospitalar”, declara a superintendente operacional.

A Badu Design transforma resíduo têxtil em produtos sustentáveis feitos à mão por mulheres em vulnerabilidade, tendo como objetivo resgatar e valorizar o ser humano. A iniciativa é uma atividade social que tem como propósito a reconexão de pessoas por meio da arte, do design, do empreendedorismo e da capacitação técnica. 


Autor: Cristina Sório
Fonte: CS

Imprimir