Imprimir
 

Hospital Moinhos de Vento disponibiliza o serviço com uma rotina de exames

O serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento desenvolveu uma nova abordagem para que pacientes possam ter acesso a diagnóstico precoce de doenças degenerativas. O check-up da memória é composto por uma avaliação neurológica ampla, focada no diagnóstico, tratamento e prevenção primária e secundária de situações clínicas associadas ao declínio cognitivo de diversas causas.

O paciente passa por uma bateria de testes destinados a proteger a saúde cerebral e preservar funções cognitivas como a memória, a atenção, a capacidade de se concentrar e o tempo de reação. A avaliação busca detectar qualquer fator de risco ou patologia que possa ocasionar ou contribuir para prejuízo cognitivo.

O especialista realiza a avaliação inicial e solicita exames complementares conforme a apresentação clínica, individualizada. A partir desses resultados é realizado um round clínico com os profissionais envolvidos nas avaliações. O médico responsável fica encarregado do laudo final.

“Intervir precocemente pode retardar os sinais das doenças neurodegenerativas. Estudos apontam que quanto maior a reserva cognitiva, mais tempo irá demorar para aparecer os sintomas das doenças neurodegenerativas. Além disso, sabemos que é possível prevenir pelo menos um terço dos fatores que levam a doenças como o Alzheimer”, explica a neurologista Jeanette Farina, integrante da equipe.

Pacientes ou quem busca prevenir doença com qualquer tipo de prejuízo cognitivo podem agendar o exame pelo telefone (51) 3314-3040. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. 


Autor: Julian de Souza
Fonte: Critério

Imprimir