Imprimir
 

O projeto adquire perucas por um preço abaixo do mercado, em razão das doações de cabelos para a confecção, e, lenços e demais itens são entregues como presentes as pacientes

Por convite do vereador Fabiano Piccoli, a Câmara de Vereadores recebeu nesta semana a oncologista dra. Janaína Brollo para explanar sobre o Banco de Perucas realizado no Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul sob sua coordenação.

O Banco de Perucas é o primeiro projeto da região serrana do RS, e consiste no empréstimo de perucas às mulheres em tratamento oncológico cadastradas no HG. A ação que funciona desde 2013 vai mais além, com o apoio do grupo de voluntárias “Amigas de Peito e Alma” (APA) o projeto adquire perucas por um preço abaixo do mercado, em razão das doações de cabelos para a confecção, e, lenços e demais itens são entregues como presentes as pacientes.

A oncologista salienta a ligação que a peruca possui com a identidade das mulheres além da melhora na autoestima da paciente durante o tratamento do câncer. Junto com a dra. Brollo, a presidente da APA, Clementina de Marco Giacomelli salienta a importância desse trabalho, não apenas em vestir a paciente com perucas mas também na assistência necessária as pessoas em tratamento, bem como para suas familias.

Há 120 perucas de cabelo natural disponíveis no Banco do HG e seu empréstimo ocorre por contratos de seis meses. Os vereadores parabenizaram a iniciativa do projeto e buscará ampliá-lo em Farroupilha, principalmente no que tange o atendimento a familiares de pacientes com câncer. 


Autor: Gabriel Venzon
Fonte: Câmara de Vereadores de Farroupilha

Imprimir