Imprimir
 

Mamão ajuda a prevenir o câncer de próstata, regula a flora intestinal e diminui o colesterol ruim

Os números são de assustar. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam a ocorrência de 40 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil por ano. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superada apenas pelo de pulmão. Uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos ajudam a prevenir esse problema. Comer mamão também.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que homens que ingeriam dez ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como o mamão, diminuíram em 50% o risco de desenvolver câncer de próstata. "Essa substância age contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar no desenvolvimento do tumor nessa região", diz a nutricionista Elaine de Pádua, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Saiba que em 100 gramas da fruta há em média 3,39 miligramas de licopeno, mais do que no tomate, com 3,31 miligramas. A sua biodisponibilidade, no entanto, é menor se comparada ao tomate cozido: 60% contra 70%.


Autor: Marianna Pedrozo / Colaboração Leonardo Guariso
Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio

Imprimir