Imprimir
 

Simpósio contou com 120 especialistas e estudantes da área

Em um contexto de desperdício de alimentos em todo o mundo e da diminuição das carências nutricionais da população, o Hospital Moinhos de Vento realizou nesta sexta-feira (25) o XI Simpósio de Terapia Nutricional e Nutrição Clínica. As pautas fazem parte da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. O evento contou com a presença de 120 especialistas e estudantes da área. 

A má alimentação – fator que colabora, por exemplo, no aumento nos índices de câncer – foi um dos tópicos abordados. Temas como avaliação e reabilitação do paciente crítico e gastronomia hospitalar também estiveram na programação. Outro assunto debatido foi a microbiota na saúde infantil, conjunto dos microrganismos que habitam o intestino humano. Durante a discussão do assunto, os convidados salientaram a necessidade de intervenção alimentar desde a alimentação na gestação até os dois anos de idade. 

Líderes da nutrição clínica do Hospital Moinhos de Vento, Camila Becker Veronese e Paula Elisa de Oliveira apontaram a valorização recebida pela profissão nos últimos anos. “Temos uma procura maior pelo profissional da área para entender e buscar soluções de terapia nutricional e nutrição clínica”, explicaram. 

Pós-graduação em Nutrição

Importante ferramenta para a eficácia do tratamento, a terapia nutricional em pacientes oncológicos diminui os efeitos colaterais dos medicamentos e melhora ou mantém um estado nutricional adequado. A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento tem em sua grade o programa de Pós-Graduação em Nutrição, que qualifica os profissionais para a prática hospitalar e ambulatorial. A atuação ocorre tanto na prevenção como no diagnóstico ou intervenção dietoterápica das diversas patologias relacionadas à área.


Autor: Julian de Souza
Fonte: Moinhos / Critério

Imprimir