Imprimir
 

Estudos na área auxiliam o tratamento e prevenção de doenças

Os principais avanços da genética na cardiologia, neurologia e oncologia foram tema do Grand Round realizado nesta terça-feira, 5, no Hospital Moinhos de Vento. O médico espanhol e professor da Universidade de La Coruña Lorenzo Monserrat abordou o emprego dos estudos genéticos no tratamento e prevenção de doenças. 

Na oportunidade, Monserrat apresentou diversos casos e diferentes utilizações de pesquisas genéticas na área médica. De acordo com o especialista, a genética pode colaborar para a identificação precoce de enfermidades, orientar tratamentos específicos e avançar o conhecimento científico. 

"Neste cenário, precisamos desenvolver cada vez mais o trabalho em equipe, a multidisciplinaridade, as ferramentas de gestão e a 'industrialização' do conhecimento", resumiu o espanhol.  

O Superintendente Médico, Luiz Antônio Nasi, realizou a abertura do evento e relatou que a genética está inserida em todas áreas da medicina, com destaque especial para a oncologia, cardiologia, neurologia e psiquiatria. "O tema é novo para os médicos e precisamos entender melhor sobre biologia molecular e sequenciamento genético. Para isso, temos que ouvir alguns especialistas nesse segmento." 

Também participaram como debatedores o Chefe do Serviço de Oncologia do Moinhos, Sergio Roithmann; o cardiologista Ricardo Stein; e o geneticista e neurologista Jonas Saute.


Autor: Redação
Fonte: Moinhos / Critério

Imprimir