Imprimir
 

Evento conta com o patrocĂ­nio da Bayer

- Dra. Eliana Pirolo, Dr. Paulo Henrique Morales e Vanessa Pirolo Vivancos levam informação sobre medicina preventiva aos estudantes de medicina -

Dados estatísticos alarmantes apontam que a saúde do brasileiro não caminha bem. Um estudo publicado pela Agência de Notícias BBC, no ano de 2018, realizado pela Universidade Britânica King´s College, apontou que, no Brasil, os gastos com diabetes e as suas complicações somaram mais de 190 bilhões de reais em 2015 e, em 2030, podem chegar a 406 bilhões de reais. Muitos especialistas afirmam que 10% ou 11% da população brasileira têm essa condição.

Outro dado alarmante publicado em um estudo: Adesão ao tratamento em diabetes mellitus em unidades da Estratégia Saúde da Família, realizado na Clínica Ambulatorial de Diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, avaliou a adesão dos indivíduos com diabetes tipo 2 ao tratamento, mostrando que 77,2% não eram aderentes.

Um dos fatores que influencia esta falta de adesão ao tratamento é a falta de capacitação em diabetes dos profissionais de saúde. Para auxiliar a reverter esses dados, Dra. Eliana Pirolo, Dr. Paulo Henrique Morales e Vanessa Pirolo Vivancos farão palestras para os estudantes da Anhembi Morumbi, no campus Mooca, no dia 18 de novembro, às 19h, para mostrar a realidade da pessoa com diabetes no país, suas necessidades e complicações instaladas, entre elas a retinopatia diabética.

Esta em especial é uma das principais complicações microvasculares, que afeta 40% dos brasileiros com a condição. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira no mundo devido à falta de controle do diabetes. A doença é causada pela alteração na permeabilidade dos vasos sanguíneos da retina em decorrência da hiperglicemia de médio a longo prazos.

A iniciativa conta com o patrocínio da Bayer.

Sobre as palestrantes

Dra. Eliana Pirolo – Cirurgiã Dentista, especialista em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia, especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências pelo Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, Doutora em Ciências pelo Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, responsável pelo Ambulatório de Homeopatia do Departamento de Ginecologia da Disciplina de Ginecologia Endocrinológica – Setor Climatério da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

Dr. Paulo Henrique Morales - Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal de São Paulo, doutorado em Medicina (Oftalmologia) pela Universidade Federal de São Paulo, residência-médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, residência-médica pela Universidade Federal de São Paulo, aperfeiçoamento em Estágio em pesquisa pela University of Miami, aperfeiçoamento em Curso Guillhermo Picó Santiago pela Universidad de Puerto Rico, aperfeiçoamento em Estágio em Córnea pela Universidade Federal de São Paulo e aperfeiçoamento em Estágio em Retina e Vítreo pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Pesquisador Associado da Universidade Federal de São Paulo e Colaborador da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Diabetes, Retinopatia Diabética, Saúde Pública, Prevenção.

Vanessa Pirolo - Jornalista, especialista em Gestão de Comunicação Estratégica e Relações Públicas (USP), representante de 35 associações de diabetes em políticas públicas junto ao Governo Federal pela ADJ Diabetes Brasil, Coordenadora de Projetos pela ADJ Diabetes Brasil, Assessora de Imprensa de Saúde e Influenciadora Digital. 


Autor: Vanessa Pirolo
Fonte: Anima Press

Imprimir