Imprimir
 

O evento é realizado em parceria com o Instituto Moriguchi, que há 25 anos desenvolve pesquisas e estudos que mapeiam os hábitos e o estilo de vida que fazem de Veranópolis a terra da longevidade

Durante o encontro que ocorre no dia 14 de março, o público poderá acompanhar uma série de painéis para conhecer os pilares do bom envelhecimento

O Instituto Ling recebe no dia 14 de março o seminário Os segredos para envelhecer (muito) bem. O evento é realizado em parceria com a SeniorLab e o Instituto Moriguchi, que há 25 anos desenvolve pesquisas e estudos que mapeiam os hábitos e o estilo de vida que fazem de Veranópolis a terceira cidade no mundo com a maior longevidade média entre moradores. Durante a manhã de sábado, das 9h às 13h, o público interessado em reproduzir os costumes da população do município da Serra poderá acompanhar três diferentes painéis que apresentam os cinco pilares para o bom envelhecimento: alimentação, atividade física, mente sã, espiritualidade e vida em comunidade. Os assuntos serão abordados por quatro especialistas em terceira idade, os médicos geriatras Emílio Moriguchi, Berenice Maria Werle, João Senger e a nutricionista Neide Maria Bruscato. 

O encontro inicia falando sobre nutrição e movimento, desvendando alguns mitos e verdades sobre a terceira idade. Os outros dois painéis do dia abordam temas como espiritualidade e vida em comunidade. “Não basta somente saber se alimentar e praticar atividade física para uma longevidade com saúde e qualidade de vida. Precisamos também de uma ‘cabeça boa’, em boa companhia de amigos e familiares que nos motivem para viver mais e melhor”, explica o Dr. Moriguchi. “Para um envelhecimento bem-sucedido, precisamos de funcionalidade, que inclui independência (boa capacidade física para movimentar-se independentemente) e autonomia (conseguir tomar suas decisões), portanto uma mente sã”, completa o Dr. Senger. 

Os ingressos para o seminário completo, que inclui os três painéis, custam R$ 80. As estradas podem ser adquiridas no site www.institutoling.org.br ou na bilheteria do centro cultural, que fica na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

SERVIÇO – SAÚDE

Seminário Os segredos para envelhecer (muito) bem

Com os médicos geriatras Emílio Moriguchi, Berenice Maria Werle, João Senger e a nutricionista Neide Maria Bruscato

Dia 14 de março, sábado, das 9h às 13h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) 

Classificação etária: Livre

Duração: 4 horas 

Inscrições

R$ 80,00 inteiro

Pontos de venda

Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural

Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Programação completa

9h - Abertura

9h20 - Painel 1 - Corpo são: Nutrição e Movimento para viver mais

10h40 - Painel 2 - Mente sã: como manter o cérebro em movimento

11h30 - Intervalo

11h45 - Painel 3 - Mente sã: Espiritualidade, Relacionamentos e Vida em Comunidade

13h - Encerramento

Painelistas

Dr. Emílio Moriguchi: médico geriatra, com doutorado em Medicina com área de concentração em Geriatria pela Tokai University School of Medicine, no Japão; pós-doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine, nos Estados Unidos e Fellow in Geriatric Medicine and Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine. É professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da UFRGS, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS; professor visitante da Faculdade de Medicina da Chiba University e Yokohama City University, no Japão; chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; pesquisador e coordenador geral do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi. 

Neide Maria Bruscato: nutricionista, mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Gerontologia pela PUCRS, doutora em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, pesquisadora e coordenadora operacional do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretora do Instituto Moriguchi. 

Dra. Berenice Maria Werle: médica geriatra; mestre em Clínica Médica com área de concentração em Geriatria pela PUCRS; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção RS; pesquisadora do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretora do instituto Moriguchi. 

Dr. João Senger: médico geriatra, mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos; presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção RS, pesquisador do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida e diretor do Instituto Moriguchi. 

Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br 

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas. 

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot. 

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling. 

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.  

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Autor: Jéssica Barcellos
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir