Imprimir
 

Ortopedistas esclarecem dúvidas sobre doenças do quadril

O questionário parte dos temas mais simples até os mais complexos da especialidade

 

As perguntas que os cirurgiões de quadril mais ouvem nos consultórios sobre artroplastia de quadril, procedimento cirúrgico utilizado para a substituição natural por uma prótese, os questionamentos mais frequentes sobre cirurgia preservadora, que visa melhorar a biomecânica da região e as dúvidas em relação ao trauma, quando ocorre fratura por acidente, violência ou desgaste por idade foram respondidas num trabalho completo sobre os problemas e tratamentos que afetam o quadril. Ao todo são 57 perguntas e respostas amplamente detalhadas e didaticamente explicadas pelos mais importantes especialistas do país.

“Num momento em que se fala tanto em combater ‘fake news’ decidimos informar as pessoas com um material bastante claro e que será dinâmico, já que novos questionamentos, assim que forem surgindo, serão respondidos e incorporados”, esclarece o presidente da Sociedade Brasileira de Quadril, o ortopedista Giancarlo Polesello.

As perguntas e respostas partem dos temas mais simples, como o que é a articulação do quadril, passando por descrição do que é artroscopia e em que casos é indicada e abrangendo a dúvida de quem recebe uma prótese total, se poderá fazer exercícios, quais e com que cuidados.

Os especialistas se esmeraram em explicar numa linguagem simples temas complexos, como o impacto femoroacetabular, quais as causas da dor no quadril, o que é osteonecrose da cabeça femoral, quando o tratamento cirúrgico se torna necessário e qual a diferença entre prótese cimentada e não cimentada.

O presidente da Sociedade Brasileira de Quadril afirma que o objetivo do trabalho é oferecer explicações cientificamente corretas e de fácil compreensão. “O paciente que tem problemas no quadril e que procura informação na internet é bombardeado com dados, explanações e até publicidade de todo tipo, nem sempre corretas e que podem provocar confusão”.

No site da SBQ as perguntas são respondidas de forma clara, mas por especialistas que tem amplo conhecimento e experiência do assunto e que, nos consultórios, já responderam às mesmas perguntas para milhares de pacientes. “Muitos dos especialistas são, inclusive, professores universitários e possuem didática para orientar”, completa o presidente da Sociedade.

Para evitar as dúvidas do paciente, revelar quais sintomas podem indicar as patologias e, principalmente, para dar segurança a quem busca saber mais sobre os problemas do quadril, a SBQ fez uma ampla pesquisa sobre as perguntas mais comuns e preparou as respostas. O trabalho visa não somente eliminar as dúvidas, como também mostrar que no estágio atual da Medicina os problemas do quadril podem ser resolvidos com segurança e é possível oferecer ao paciente uma significativa melhora da qualidade de vida, de mobilidade e a eliminação da dor.  


Autor: Redação
Fonte: DOC PRESS Comunicação

Imprimir