Serviço busca atender parceiros na implantação de boas práticas e estratégias com foco na qualificação e profissionalização das organizações
O Hospital Moinhos de Vento apresentou nesta quarta-feira (4) a Consultoria Moinhos, projeto que surgiu para que as boas práticas e as experiências bem-sucedidas da instituição possam ser compartilhadas e aplicadas em outras organizações. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e reuniu clientes que já estão utilizando os serviços oferecidos. Ao todo, são 38 produtos nas áreas de saúde, educação e pesquisa, gestão de projetos, gestão ambiental e financeira, entre outros. Serão abordados temas como planejamento estratégico, estudos de viabilidade para implantação de ações e empreendimentos, até diretrizes de atendimento em saúde e capacitação profissional.
Segundo o superintendente executivo do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini, a instituição recebe todos os dias vários pedidos para compartilharem conhecimentos. Para atender essa demanda, foi criado um processo que organiza esse fluxo. “Os parceiros querem entender e colocar em prática nossas rotinas, estratégias e processos. Estamos oferecendo a expertise do terceiro melhor hospital do Brasil e uma das 100 melhores empresas do país para que outras organizações utilizem esse conhecimento e se destaquem”, pontuou. Para o CEO, o serviço é voltado tanto para quem está começando ou iniciou um processo de profissionalização como para quem tem espaço para crescer e precisa se organizar.
Os profissionais envolvidos na consultoria são superintendentes, gerentes, chefes de serviços, coordenadores e líderes de processos. As equipes são formadas conforme a necessidade de cada cliente.
Consultoria na pandemia
As atividades começaram justamente pela área da saúde. Diante da pandemia, o foco era garantir com que empresas retomassem suas atividades com segurança, a partir de protocolos definidos. A Consultoria Moinhos avaliou rotinas e indicou adaptações necessárias para assegurar o retorno presencial de órgãos públicos, instituições e empresas. Entre os clientes, está atendendo Banrisul, os colégios Anchieta, Bom Conselho e Farroupilha, indústrias como a América Tampas, prestadores de serviços e eventos. Ao todo, são 12 projetos em andamento, além do projeto doado à ação social WimBelemDon.
As equipes incluem médicos, enfermeiros e gestores, que elaboram um diagnóstico de acordo com o ramo de atuação e público. Também criam planos de ação com orientações dos profissionais de saúde elaborados para adequar espaços físicos, fluxos e processos. As medidas incluem normas de distanciamento, escalas especiais de atendimento, fluxos de pessoas, além de orientações sobre higiene, autocuidado e etiqueta respiratória.
Em depoimento para o lançamento da consultoria, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, destacou que a iniciativa deu respaldo ao banco para manter as agências abertas. “Somos um serviço essencial e não podemos fechar, pois temos clientes idosos e vulneráveis que não têm facilidade com aplicativos ou acesso aos meios digitais. A parceria com o Hospital Moinhos de Vento deu segurança em relação aos protocolos. Também garantiu confiança às equipes e aos gestores e gerentes, que se sentiram respaldados com o apoio técnico”, afirmou. Ele acrescentou que, dentre os 14 mil colaboradores, foram menos de 500 casos confirmados, quase todos já recuperados.
Confira os 38 produtos de consultoria disponíveis:
Gestão de Emergências Adulto
Gestão de Emergências Pediátrica
Gestão de UTIs Adulta
Gestão de UTIs Pediátrica
Gestão de centro cirúrgico
Gestão de maternidade
Gestão de fisioterapia hospi
Gestão de obstetrícia
Gestão de crises epidemiológicas
Gestão de serviços de cardiologia
Gestão de diagnóstico por imagens
Gestão de serviços de gastroenterologia
Gestão de valores em saúde
Gestão de contas hospitalares
Gestão de faturamento
Estudos de viabilidade hospitalar
Gestão financeira em tempos de crise
Gestão contábil
Gestão financeira
Gestão de obras em saúde
Gestão de engenharia clínica
Supply chain hospitalar
Gestão de projetos
Gestão ambiental
Gestão de eventos adversos
Experiência do paciente/cliente
ISSO 9001 em ambiente hospitalar
Gestão de leitos e command center
Gestão de tecnologia e informações
Gerenciamento de indicadores
Gestão de planos
Excelência operacional
Preparação para auditorias internas
Planejamento estratégico
Programas de relacionamento médico
Gestão de filantropia hospitalar
Capacitação acadêmica baseado nas abordagens da consultoria
Capacitação em pesquisa baseado nas abordagens da consultoria